10 Anos de Google Classroom: 5 dicas para integrar o uso de áudios


 Dez anos se passaram desde o lançamento de uma das ferramentas mais poderosas que temos no Google for Education: o Google Classroom. Durante esse tempo, professores do mundo inteiro compartilharam vídeos, pdf, livros, exercícios, formulários, escape room, etc. Mas como ficam os áudios dentro dessa história? Bem, vamos entender quais motivos fariam professores utilizarem áudio no Classroom e conhecer 5 ferramentas que fazem dessa integração um grande sucesso.

1. Gravações de instruções de atividades: pode ajudar a tornar as instruções mais claras e acessíveis, especialmente para os alunos cuja abordagem educacional preferencial é baseada na audição, em vez de leitura. Além disso, as gravações das instruções podem ser úteis para os alunos com deficiências visuais e com dificuldades de leitura. 

2. Feedback de áudio individual: ao corrigir tarefas, os professores podem fazer gravações de feedback de áudio para cada aluno como uma abordagem muito mais individual e inclusiva em comparação com os comentários escritos. Isso fornece a eles a oportunidade de explicar o que eles estão fazendo corretamente, onde eles precisam melhorar e quais direções seguir, criando uma comunicação mais humana e envolvente. 

3. Leitura em voz alta e narração: os professores podem criar ou compartilhar gravações de leitura de textos, poemas ou histórias para ajudar os alunos a melhorar sua compreensão auditiva e pronúncia. Isso é especialmente útil para as aulas de literatura, línguas estrangeiras ou alfabetização, pois a capacidade de ouvir como as palavras devem ser pronunciadas corretamente e entonadas pode ser extremamente importante na aprendizagem. 

4. Atividades de pronúncia e idioma estrangeiro: nas aulas de idiomas, os professores podem gravar exemplos de pronúncia aceitável e solicitar que os alunos gravem e enviem suas próprias gravações de resposta. Isso ajuda a melhorar sua capacidade de fala e escuta em línguas estrangeiras, enquanto os alunos recebem feedback e sugestões claras sobre como melhorar suas habilidades. 

5. Podcast da sala de aula: os professores e os alunos podem ainda fazer um “podcast” da sala de aula, onde diferentes alunos gravam apresentações sobre diferentes tópicos-alvo ou tópicos discutidos na escola. Isso promove a colaboração entre os alunos, melhora suas habilidades de apresentação e comunicação e fornece ao contexto da sala de aula mais um recurso de aprendizagem acessível para revisar os tópicos.

E agora vamos conhecer algumas ferramentas de gravação de áudio, pois por enquanto o Classroom não fornece esse recurso. (Google, atenda nossas preces)

Vocaroo: é uma ferramenta gratuita e simples de usar para gravação de áudio online. Ela permite gravar mensagens de áudio rapidamente e fornece um link ou um arquivo para download do áudio

Online Voice Recorder: é outra ferramenta gratuita que permite gravar e editar áudio diretamente do navegador. É fácil de usar e não requer instalação de software.

Mote: é uma extensão do Chrome que permite adicionar comentários de voz diretamente em documentos do Google, slides, e no próprio Google Classroom. Ele é ideal para feedback de áudio e para criar interações mais ricas.

Audacity: é um software de edição de áudio gratuito e de código aberto que oferece recursos avançados de gravação e edição. Ele é ideal para gravações mais complexas, como podcasts ou leituras com múltiplas faixas de áudio. 

Soundtrap: é uma plataforma online de gravação e edição de áudio colaborativa que permite a gravação, edição e mixagem de áudio. É ótimo para projetos em grupo e para criar conteúdos como podcasts. 

Existem outras ferramentas e possibilidades, claro, mas o importante é entender que temos esse recurso pedagógico que pode ser mais um aliado no processo de ensino-aprendizagem. E você: já usou áudio no Google Classroom? 

Comentários