Uso seguro e intencional de tecnologias por uma educação mais acessível e inclusiva - como os Chromebooks podem ajudar?

Se você tem interesse em tecnologias educacionais, provavelmente já ouviu falar em Chromebooks, não é mesmo? Esses dispositivos criados especialmente para uso educacional se destacam pela segurança, resistência, velocidade e facilidade de uso, e são aliados poderosos dos educadores e educadoras no uso intencional de tecnologias no contexto pedagógico.

Na última semana, durante a Bett Brasil, líderes de Grupos de Educadores Google (GEG) de todo o país compartilharam boas práticas e ideias para o uso desses dispositivos. Por aqui eu resumi um pouco do que falamos por lá.

Acessibilidade no Chromebook - inclusão de todos 

Em um estande verde da "Altbit Locação de Tecnologia" em um evento, uma mulher de cabelos castanhos e blazer bege aponta para uma tela com informações coloridas. O estande destaca o logo e uma lista de tecnologias da empresa.
Carolina Teles, líder do GEG Uberlândia

Muitas pessoas pensam que a acessibilidade se aplica apenas a pessoas com deficiência, certo? Durante sua fala, a Carolina Teles, líder do GEG Uberlândia, nos mostrou que isso não é verdade. Ela apresentou uma ideia de proposta pedagógica para naturalizar a acessibilidade e permitir que todos os estudantes explorem os recursos disponíveis nos Chromebooks, partindo do princípio da inclusão para todos, já que todo estudante é único e aprende de uma maneira diferente.


Fluência Leitora com o Read Along - Chromebooks e recursos Google for Education 

Uma mulher está em frente a um grande monitor verde com informações sobre as vantagens dos Chromebooks na educação, apontando para o conteúdo exibido. Ela veste uma camiseta preta, uma saia branca longa e tem cabelos longos e escuros. Abaixo do monitor, em letras brancas sobre o fundo verde, estão escritas algumas palavras
Thaís Bonfim, líder do GEG São Paulo

Na sua apresentação, a Thaís Bonfim, líder do GEG São Paulo, mostrou como o recurso da Leitura Guiada pode ser utilizada de forma integrada ao Google Sala de Aula, oferecendo acompanhamento e correção imediata às crianças, associados a recursos de incentivo. Ela mostrou como esse recurso funciona na prática e como pode também apoiar a inclusão de estudantes com deficiência, ao oferecer atividades personalizadas de leitura em grupo ou individual e proporcionar apoio a estudantes com deficiências visuais, como ajuste da fonte e outros recursos assistivos.


Uso intencional de telas em contexto educacional 



A imagem apresenta dois stands da "Altbit Locação de Tecnologia" em um evento movimentado. No primeiro stand, com estrutura verde, uma mulher gesticula em frente a um monitor que exibe informações sobre Chromebooks, enquanto pessoas circulam ao redor. O segundo stand, com estrutura azul, atrai um grupo de pessoas que observa um monitor com ícones coloridos. Ambos os stands exibem a marca "Altbit" em destaque.
Renata Capovilla e Gisele Mendes, líderes GEG Campinas e Jacareí

A Gisele Mendes (GEG Jacareí) e a Renata Capovilla (GEG Campinas) discutiram como os Chromebooks podem ser uma saída ao uso seguro de telas em contexto escolar, principalmente após a proibição do uso de dispositivos móveis, com a Lei 15.100. Elas mostraram que o uso gerenciado e seguro dos Chromebooks proporcionam uma navegação com filtros de segurança e o uso de aplicativos para interação e comunicação com propósito pedagógico, e apresentaram ideias de práticas pedagógicas associando o analógico ao digital, como a criação de histórias no Google Docs, criação de linha do tempo interativa no Apresentações, e pesquisa orientada com formulários.


Descomplicando a potência das IAs do Google nas ferramentas do Chromebook 

Em um ambiente de feira com vários stands, um homem moreno com fones de ouvido e vestindo uma camisa marrom gesticula e fala para um grupo de aproximadamente dez mulheres que o observam atentamente. As mulheres vestem roupas variadas e algumas carregam bolsas ou sacolas. Ao fundo, percebe-se a movimentação de outras pessoas e a estrutura de diferentes expositores.
Gêrlan Cardoso, líder GEG Arapiraca

O líder do GEG Arapiraca, Gêrlan Cardoso apresentou como os recursos de inteligência artificial integrados ao Chromebook permitem o uso intencional dessa tecnologia, na produção de textos, áudios e vídeos no apoio ao ensino e à aprendizagem. Durante sua roda de conversa, ele passou por alguns fundamentos da IA e seu funcionamento, e discutiu abordagens práticas e intencionais para o contexto pedagógico.


Chromebook como aliado na alfabetização 

Em um evento de tecnologia movimentado, uma mulher negra com um microfone na cabeça está em um palco elevado, apresentando informações sobre "Altbit Locação de Tecnologia" exibidas em um monitor azul atrás dela. Um grupo diversificado de pessoas observa a apresentação, alguns sentados no carpete roxo e outros em pé, em frente ao palco. Ao redor, outros stands e participantes da feira podem ser vistos.
Iolanda França, líder GEG Sorocaba

A líder Iolanda França, do GEG Sorocaba, apresentou sua atuação no PETECA (Programa de Educação com Tecnologias Apoiadoras), e mostrou como o uso dos Chromebooks estão auxiliando na oferta de uma educação integral às crianças da comunidade. Ela abordou as vantagens desses dispositivos em relação aos computadores tradicionais, como a facilidade de transporte, a possibilidade de trabalho em nuvem, a personalização da experiência do usuário e o processamento rápido. 


Construindo ambientes de aprendizagem acessível em Chromebooks 

Em um stand azul da "Altbit Locação de Tecnologia" em uma feira movimentada, uma mulher apresenta um conteúdo digital em um monitor para um grupo de observadores. As pessoas assistem sentadas no carpete roxo ou em pé, em um ambiente com outros stands visíveis ao fundo. A marca "Altbit" se destaca na estrutura do stand.
Roberta Taffarello, líder GEG Vinhedo

Do GEG Vinhedo, a líder Roberta Taffarello destacou que a acessibilidade não é exclusiva para pessoas com deficiência, pois quando buscamos a acessibilidade de um produto ou serviço, melhoramos a experiência de todos os usuários. Ela apresentou os recursos de acessibilidade nativos do Chromebook e mostrou como configurar esses recursos para o perfil do usuário, ativando e desativando quando necessário. 


Acesse o material

Se você quer saber mais sobre as apresentações que foram realizadas durante a Bett Brasil, ou quer entrar em contato com os líderes, acesse aqui a nossa apresentação.

Comentários