Uso seguro e intencional de tecnologias por uma educação mais acessível e inclusiva - como os Chromebooks podem ajudar?
Se você tem interesse em tecnologias educacionais, provavelmente já ouviu falar em Chromebooks, não é mesmo? Esses dispositivos criados especialmente para uso educacional se destacam pela segurança, resistência, velocidade e facilidade de uso, e são aliados poderosos dos educadores e educadoras no uso intencional de tecnologias no contexto pedagógico.
Na última semana, durante a Bett Brasil, líderes de Grupos de Educadores Google (GEG) de todo o país compartilharam boas práticas e ideias para o uso desses dispositivos. Por aqui eu resumi um pouco do que falamos por lá.
Acessibilidade no Chromebook - inclusão de todos
![]() |
Carolina Teles, líder do GEG Uberlândia |
Muitas pessoas pensam que a acessibilidade se aplica apenas a pessoas com deficiência, certo? Durante sua fala, a Carolina Teles, líder do GEG Uberlândia, nos mostrou que isso não é verdade. Ela apresentou uma ideia de proposta pedagógica para naturalizar a acessibilidade e permitir que todos os estudantes explorem os recursos disponíveis nos Chromebooks, partindo do princípio da inclusão para todos, já que todo estudante é único e aprende de uma maneira diferente.
Fluência Leitora com o Read Along - Chromebooks e recursos Google for Education
Na sua apresentação, a Thaís Bonfim, líder do GEG São Paulo, mostrou como o recurso da Leitura Guiada pode ser utilizada de forma integrada ao Google Sala de Aula, oferecendo acompanhamento e correção imediata às crianças, associados a recursos de incentivo. Ela mostrou como esse recurso funciona na prática e como pode também apoiar a inclusão de estudantes com deficiência, ao oferecer atividades personalizadas de leitura em grupo ou individual e proporcionar apoio a estudantes com deficiências visuais, como ajuste da fonte e outros recursos assistivos.
Uso intencional de telas em contexto educacional
![]() |
Renata Capovilla e Gisele Mendes, líderes GEG Campinas e Jacareí |
A Gisele Mendes (GEG Jacareí) e a Renata Capovilla (GEG Campinas) discutiram como os Chromebooks podem ser uma saída ao uso seguro de telas em contexto escolar, principalmente após a proibição do uso de dispositivos móveis, com a Lei 15.100. Elas mostraram que o uso gerenciado e seguro dos Chromebooks proporcionam uma navegação com filtros de segurança e o uso de aplicativos para interação e comunicação com propósito pedagógico, e apresentaram ideias de práticas pedagógicas associando o analógico ao digital, como a criação de histórias no Google Docs, criação de linha do tempo interativa no Apresentações, e pesquisa orientada com formulários.
Descomplicando a potência das IAs do Google nas ferramentas do Chromebook
![]() |
Gêrlan Cardoso, líder GEG Arapiraca |
O líder do GEG Arapiraca, Gêrlan Cardoso apresentou como os recursos de inteligência artificial integrados ao Chromebook permitem o uso intencional dessa tecnologia, na produção de textos, áudios e vídeos no apoio ao ensino e à aprendizagem. Durante sua roda de conversa, ele passou por alguns fundamentos da IA e seu funcionamento, e discutiu abordagens práticas e intencionais para o contexto pedagógico.
Chromebook como aliado na alfabetização
![]() |
Iolanda França, líder GEG Sorocaba |
A líder Iolanda França, do GEG Sorocaba, apresentou sua atuação no PETECA (Programa de Educação com Tecnologias Apoiadoras), e mostrou como o uso dos Chromebooks estão auxiliando na oferta de uma educação integral às crianças da comunidade. Ela abordou as vantagens desses dispositivos em relação aos computadores tradicionais, como a facilidade de transporte, a possibilidade de trabalho em nuvem, a personalização da experiência do usuário e o processamento rápido.
Construindo ambientes de aprendizagem acessível em Chromebooks
![]() |
Roberta Taffarello, líder GEG Vinhedo |
Do GEG Vinhedo, a líder Roberta Taffarello destacou que a acessibilidade não é exclusiva para pessoas com deficiência, pois quando buscamos a acessibilidade de um produto ou serviço, melhoramos a experiência de todos os usuários. Ela apresentou os recursos de acessibilidade nativos do Chromebook e mostrou como configurar esses recursos para o perfil do usuário, ativando e desativando quando necessário.
Acesse o material
Se você quer saber mais sobre as apresentações que foram realizadas durante a Bett Brasil, ou quer entrar em contato com os líderes, acesse aqui a nossa apresentação.
Comentários
Postar um comentário