A Aprendizagem Colaborativa é um conceito pelo qual se compreende o processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva horizontal, não hierarquizado. Neste sentido, José Moran (2018) ressalta que as tecnologias assumem um papel importante ao facilitar o aprendizado, potencializando a comunicação.
A partir de tal pressuposto, é essencial que os docentes reflitam sobre as ações pedagógicas e elaborem práticas que oportunizam aos estudantes a construção da aprendizagem de forma a estabelecer relações interdependentes, porém, relações significativas das quais permitam compreender a relevância do trabalho em colaboração.
Para isso, a escolha de recursos digitais pode contribuir para o trabalho com base na concepção de Aprendizagem Colaborativa ao promover um ambiente facilitador em que docentes e estudantes colaborem e construam o aprendizado mutuamente.
É importante definir os objetivos e deixar muito claro o propósito das atividades, de modo que os discentes compreendam que essa experiência é mais do que a junção de fragmentos de uma atividade, mas o objetivo de um, para ser alcançado, depende da ação em conjunto.
Tecnologias como Padlet, Google Keep, Google Documentos, Google Apresentações, Google Site, Canva etc, auxiliam o trabalho em equipe, mas a proposta precisa contemplar a cada participante e valorizar o potencial individual de cada membro da equipe.
Não por acaso que os recursos citados acima permitem inserir pessoas para editar, administrar e colaborar. Esse aspecto das tecnologias é o que, justamente, traz o que o mundo digital mais repercute: a horizontalidade das ideias e da comunicação.
Já pensou em criar um site gratuito, de forma bem intuitiva, junto com seus estudantes?
Você pode implementar alguma das metodologias ativas, por exemplo, a Aprendizagem Baseada em Projetos, e ter como produto final a disseminação dos conhecimentos produzidos por meio do site criado pela turma e você acompanhando tudo isso! Clique aqui e baixe gratuitamente um guia com o passo a passo.
Outra possibilidade é utilizar o Google Drive como espaço colaborativo e trabalhar de forma compartilhada. Uma experiência pautada na ideia de aprendizagem em colaboração com uso de um recurso já conhecido e explorado por tantas pessoas, pode facilitar o alcance dos objetivos e o engajamento. Clique aqui e veja esse material guia que compartilhei com meu grupo.
Uma ferramenta Google que, inicialmente, nos parece um simples lembrete, mas que pode ser uma excelente oportunidade de oferecer instrumentos para vivenciar e construir a Aprendizagem Colaborativa e é o Google Keep. Clique aqui e veja como criei um pequena e simples experiência.
Esse post tem a finalidade de provocar ideias e reflexões acerca da riqueza que envolve a concepção de Aprendizagem Colaborativa, trazendo algumas estratégias as quais envolvem ferramentas que já utilizamos em outros formatos.
Essa concepção de aprendizagem pode estar presente em diversas estratégias e diferentes metodologias.
Experimente a ação planejada e a tecnologia em questão, faça como você imagina que os estudantes fariam e não tenha medo de errar.
Bom trabalho!
REFERÊNCIAS:
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 2-25.
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