Clube GEG: Conectando educadores, empoderando práticas.




“Como podemos transformar o isolamento de professores em oportunidades de integração entre educadores e a comunidade escolar?”

Vídeo de Inscrição, Victor Alves - Google Innovator - BRZ19

O desafio inicial        

        A pergunta acima foi o que me trouxe ao mundo Google Innovator, em dezembro de 2019. Por meses antes disso, essa indagação me deixou incerto se eu jamais seria capaz de respondê-la. 

       Afinal, seria possível que educadores, mesmo sem se conhecerem, saíssem da sua zona de conforto para compartilhar sucessos e falhas, dúvidas e problemas e, a partir disso, outras pessoas pudessem aprender também?

        Por mais que eu tentasse, nada parecia ideal. E, quando menos esperávamos, começou a pandemia.

        Em meio à necessidade emergencial de ajuda em todos os segmentos da educação, e com o “boom” das lives, o Instagram foi onde tive minha primeira tentativa de criar um movimento de aprendizagem mútua. Entre março e abril de 2020, muito conteúdo relevante foi compartilhado e todos lutamos muito para que , em meio a tantas dificuldades. 

        Contudo, o cansaço foi ficando cada vez mais evidente, e aquilo que chegou como uma solução prática se tornou desgastante. Lives a todo instante, temas repetitivos, notificações constantes, e, apesar de termos acesso a conteúdo gratuito de qualidade e muito necessário, meu desafio se distanciava a cada live que eu fazia, e eu me vi refém do meu próprio problema: isolado e sem ideias para lutar por aquilo que eu me propus a resolver.

        Após muitas conversas e com a união de líderes GEG de todo o Brasil, nasceu o Clube GEG!

O nascimento do Clube GEG

        Ao longo de 2020, foram 12 encontros quinzenais, de 07/07 a 15/12. Construímos juntos um ambiente digital aconchegante, inclusivo, com a participação ativa dos presentes como um clube do livro. A simplicidade era marca registrada: estávamos todos em frente às telas por tempo demais.

        Durante 45 minutos, sempre pontualmente, iniciávamos com o compartilhamento curto e direto de práticas de sala de aula de educadores de todos os lugares do Brasil. Um espaço democrático, de práticas plurais, compiladas em um documento que chamamos de “Trilha do Clube GEG” (link)

        Um encontro após o outro, alcançamos ao final de 2020 cerca de 4 mil educadores. Aprendemos sobre inúmeros exemplos de uso de ferramentas Google na educação sob diferentes perspectivas e olhares. E em pouco tempo trouxemos à tona a versão para professores do aprendizado visível.


Dinâmica de início do Clube GEG: cada participante dava boa noite apresentando um livro que estava lendo.


        Nos bastidores, um time dedicado de líderes GEG unidos, online. Muitos nunca se encontraram ao vivo. Cada um fazendo a sua parte, colaborando para que todas as vozes fossem ouvidas. O sentimento de pertencimento e acolhimento é o que mais marcou as conexões que fizemos nesse projeto.


Mensagem de Feedback de uma participante partilhada por Gisele Silva

O próximo capítulo: Clube GEG 2.0

        Agora que você conheceu de onde veio essa iniciativa, vamos acompanhar a chegada do Clube GEG 2.0 - um novo começo, mais ideias, muitas conexões, e a mesma essência - abrir espaço para educadores compartilharem suas vozes e empoderar práticas inovadoras em todos os cantos do Brasil, e do mundo!


        Para saber mais, acesse:  GEG Brasil Oficial - Clube GEG (link)   

Se você acredita no poder da colaboração entre educadores, venha fazer parte do Clube GEG 2.0!

Comentários