Como o conceito de Algoritmo pode auxiliar a produção textual infantil

 


Com o avanço das tecnologias e mídias digitais, tem sido frequente o discurso de que a Inteligência Artificial (IA) oferece respostas prontas, diminuindo o protagonismo discente no processo de produção textual.

No entanto, uma das bases que orientam a execução da IA é o conceito de algoritmo que, de maneira geral, pode ser compreendido como uma sequência de passos/ações encadeadas e lógicas para criar algo ou resolver um problema.

Assim como ao longo do tempo e de desenvolvimento da humanidade, as pessoas aprenderam a criar, mas também a controlar ou dominar os recursos de que disponham. Atualmente não é diferente, a ideia é que a escola contribua para a formação de pessoas que sejam capazes de se apropriar das tecnologias de forma ética e reflexiva e também de dominar suas técnicas, utilizando-as de forma crítica.

A ideia de criar algoritmos para a produção de textos traz em sua essência a concepção de que devemos utilizar a IA, por exemplo, de forma a aproveitar melhor o seu potencial e que não façamos deste recurso um instrumento que domine ou diminua nossa capacidade criativa.

O Gemini tem sido intensamente utilizado como meio facilitador neste processo. Então, segue aqui um breve e simples compartilhamento de experiência prática que envolve não somente o uso do Gemini, mas a criação de algoritmo para elaborar histórias.

Desenvolvido em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental, de escola pública municipal de Campos dos Campos/RJ, pautados no tema Diversidade Cultural e valorização das diferenças, trabalhamos obras da literatura infantil com a questão "um amor de cabelo", os estudantes em grupos criaram storybooks a partir das seguinte sequência:

Algoritmo para criar Storybooks


Prompt (Comando): Crie um Storybook com/sobre


Passo 1: Uma palavra que indique o tema;

Passo 2: Nomes dos personagens;

Passo 3: Características dos personagens;

Passo 4: Lugar;

Passo 5: Uma ou duas palavras que indiquem emoção (era alegre, triste, sofrida etc);

Passo 6: Indique um fato/acontecimento;

Passo 7: Autoria (nomes dos participantes).


Exemplo: Crie um storybook sobre/com... de autoria de...

O objetivo principal é desenvolver o conceito de algoritmo de forma prática, por meio de experiências criativas e críticas com uso de IA.

Para acessar o trabalho feito pela turma clique aqui

Comentários