Amazônia Conectada: A Jornada dos Líderes GEG na Comunidade Ribeirinha de São Francisco do Bujaru

Com o apoio do Google Workspace for Education, a comunidade ribeirinha São Francisco do Bujaru abriu as portas da tecnologia, fortalecendo educadores e ampliando as oportunidades de aprendizagem.




A vastidão da Amazônia tem o poder de nos surpreender com suas belezas naturais e, mais ainda, com os encontros que proporciona. Foi em um desses momentos, durante um passeio turístico, que a semente de uma grande transformação foi plantada. Uma amiga, em visita ao Amazonas, conheceu Daniele Souza, uma educadora determinada e com um sonho: levar a tecnologia para dentro de sua comunidade,  a ribeirinha São Francisco do Bujaru, localizada no município de Iranduba, no coração do estado do Amazonas.

A comunidade, recentemente, havia sido contemplada com computadores doados pelo Instituto ReUrbi, através do projeto "Ribeirinhos Conectados". Era a oportunidade perfeita, mas faltava o conhecimento para transformar aqueles equipamentos em verdadeiras ferramentas de aprendizado.

Foi então que a conexão São Paulo-Amazonas se fortaleceu. Minha amiga se lembrou dos meus projetos como Líder GEG  e me colocou em contato com a Dani, e a partir daquele momento, a distância geográfica se tornou um mero detalhe. Iniciamos uma série de encontros online, utilizando o Google Meet, para entender as necessidades da comunidade e apresentar o universo de possibilidades que o Google Workspace for Education poderia oferecer.




A cada conversa, a empolgação da Dani e dos educadores de Bujaru crescia. Expliquei como ferramentas como o Google Sala de Aula poderiam organizar o ensino. Mostrei como o acesso a essas ferramentas gratuitas do Google for Education poderiam apoiar, não apenas os alunos, mas também capacitar os professores, abrindo um leque de novas metodologias de ensino.

Após os encontros virtuais repletos de troca e aprendizado, era hora de colocar a mão na massa. Organizamos uma sessão presencial intensiva, na Semana do GEG WEEK, unindo forças com líderes GEG de Manaus. Foi um dia de imersão total, onde a teoria se transformou em prática.

Os líderes do GEG Manaus, Paulo Junio e Marina, Nívea  e Edivania com sua experiências e didática, mediaram o encontro mostrando as funcionalidades básicas às mais avançadas. A ação na comunidade São Francisco do Bujaru é um exemplo inspirador do poder da comunidade e da colaboração. Mostra como a tecnologia, aliada à dedicação de educadores, pode transpor barreiras e criar novas oportunidades, mesmo nos lugares mais remotos.




Essa jornada, que começou com uma simples conversa, reforça a missão dos Grupos de Educadores Google: conectar, inspirar e capacitar educadores para que possam transformar suas realidades. 

A semente plantada na Amazônia floresceu e, com certeza, renderá muitos frutos para a comunidade São Francisco  de Bujaru.






Até a próxima!

Patricia Papa

Líder GEG São Paulo


Comentários