IMAGEM: FREEPIK
As rotinas do pensamento, desenvolvidas pelo Projeto Zero da Universidade de Harvard, visam promover uma cultura de pensamento e tornar a aprendizagem mais visível para os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.
As experiências retratadas por diversos professores atualmente, dialogam com as propostas contemporâneas de estudos sobre educação, destacando a importância de tornar visível a aprendizagem de alunos e professores. Através de diferentes abordagens, busca-se promover a transparência e compreensão dos processos de aprendizagem, visando causar um grande impacto no desenvolvimento dos estudantes. Vamos explorar mais sobre esse conceito de aprendizagem visível e como ele pode ser aplicado de forma eficaz no contexto do Ensino Fundamental.
Apresento então alguns aspectos principais relacionados ao tema:
Intencionalidade pedagógica: A aprendizagem visível é uma prática pedagógica intencional que busca evidenciar o processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino fundamental
Foco na aprendizagem: A abordagem das aprendizagens visíveis privilegia a aprendizagem em detrimento do ensino, colocando o aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem.
Significância: A aprendizagem visível busca tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo para os estudantes, relacionando os conteúdos com a realidade e experiências dos alunos.
Reflexão: A abordagem das aprendizagens visíveis incentiva a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem, levando os estudantes a pensarem sobre como estão aprendendo e como podem melhorar.
Rotinas de pensamento: A utilização de rotinas de pensamento é uma estratégia importante nas aprendizagens visíveis, ajudando os estudantes a desenvolverem habilidades de pensamento crítico, criativo e metacognitivo.
Evidências de aprendizagem: A aprendizagem visível busca tornar as aprendizagens dos estudantes visíveis, por meio de evidências como trabalhos, projetos, apresentações, entre outros, que demonstram o que os alunos aprenderam.
Feedback formativo: A abordagem das aprendizagens visíveis valoriza o feedback formativo, ou seja, feedback que auxilia os estudantes a identificarem seus pontos fortes e áreas de melhoria, promovendo o crescimento contínuo.
Colaboração: A aprendizagem visível incentiva a colaboração entre os estudantes, por meio de atividades em grupo, discussões e trocas de ideias, favorecendo a construção coletiva do conhecimento.
Metas de aprendizagem claras: A definição de metas de aprendizagem claras é fundamental nas aprendizagens visíveis, pois ajuda os estudantes a compreenderem o que se espera que eles aprendam e a monitorarem seu próprio progresso.
Avaliação formativa: A avaliação formativa é uma prática essencial nas aprendizagens visíveis, permitindo que os estudantes recebam feedback constante e possam ajustar seu processo de aprendizagem.
Esses são alguns aspectos importantes relacionados ao uso das aprendizagens visíveis no processo ensino-aprendizagem. A abordagem das aprendizagens visíveis busca tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo, reflexivo e centrado no aluno.
ATENÇÃO: Existem muitas rotinas de pensamento já traduzidas no Brasil.
Disponibilizo aqui cinco rotinas bastante utilizada e que o professor pode utilizar nas suas atividades:
Ver-Pensar-Perguntar: Os estudantes são incentivados a observar atentamente um objeto, imagem ou situação, refletir sobre o que estão vendo e formular perguntas para aprofundar sua compreensão.
Quadro de Pensamento: Os alunos são desafiados a dividir um quadro em quatro partes e registrar suas observações, ideias, perguntas e conclusões sobre um determinado tema ou problema.
Rotina de Pensamento 3-2-1: Os estudantes são solicitados a escrever três ideias principais, duas perguntas que têm sobre o assunto e uma conclusão após a exploração de um tópico.
Rotina de Pensamento "Eu vejo, eu penso, eu me pergunto": Os alunos são encorajados a observar uma imagem ou objeto, compartilhar suas reflexões sobre o que veem, o que pensam sobre isso e quais perguntas têm.
Rotina de Pensamento "Eu costumava pensar... agora eu penso...": Os estudantes são convidados a refletir sobre como suas ideias ou concepções mudaram após a exploração de um tópico específico, identificando o que eles costumavam pensar e o que pensam agora.
Necessidade de mudança de postura do professor e ferramenta para avaliação do processo ensino-aprendizagem.
Para utilizar as rotinas do pensamento nas avaliações das aulas, o professor precisa adotar uma postura mais participativa e centrada no aluno. Em vez de apenas aplicar provas tradicionais, o professor deve utilizar as rotinas do pensamento como instrumentos avaliativos, coletando dados e informações sobre o processo de aprendizagem dos alunos.
Essa mudança de postura implica em envolver os estudantes de forma ativa nas avaliações, permitindo que eles expressem suas ideias, reflitam sobre o que aprenderam e construam conhecimento de forma colaborativa. O professor deve incentivar a participação dos alunos, estimulando o diálogo, a troca de ideias e a construção de argumentos.
Além disso, é importante que o professor esteja aberto a diferentes formas de avaliação, utilizando não apenas provas escritas, mas também atividades práticas, projetos, apresentações e outras estratégias que possibilitem aos alunos demonstrarem seu aprendizado de maneiras diversas.
Dessa forma, ao adotar as rotinas do pensamento nas avaliações, o professor estará promovendo uma avaliação mais formativa e significativa, que valoriza o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades dos estudantes.
Deixo aqui duas sugestões de rotinas para que possa utilizar em suas aulas.
Fonte: https://ativaedu.com.br/
https://porvir.org/a-proposta-de-harvard-para-uma-educacao-para-compreensao/
Comentários
Postar um comentário