A palavra “gamificação” aparece com frequência nas formações sobre inovação na educação, mas ainda desperta dúvidas quando o assunto é como aplicá-la na prática, em diferentes contextos escolares.
Foi pensando nisso — e nas trocas constantes com colegas do Grupo de Educadores Google — que surgiu a ideia de organizar uma curadoria de ferramentas, plataformas e recursos sobre gamificação, com foco em apoiar educadores que desejam experimentar novas estratégias ou aprimorar as que já utilizam.Essa curadoria foi construída de forma colaborativa, reunindo sugestões compartilhadas por educadores de diferentes regiões do Brasil, e está disponível para ser consultada, adaptada e usada conforme as necessidades de cada realidade escolar.
O que é, afinal, gamificar?
Gamificar é aplicar elementos dos jogos — como pontuação, progressão por níveis, desafios, recompensas e feedbacks — a atividades que não são originalmente jogos. No contexto da educação, a proposta é tornar a jornada de aprendizagem mais engajadora e acessível, respeitando o ritmo e o protagonismo de cada estudante.Figura 1: Criada pela autora com dados extraídos de "Gamification, INC - Como reinventar empresas a partir de jogos".
A gamificação pode acontecer com apoio de recursos digitais — como Kahoot, Blooket, Educaplay, Minecraft Education e Tynker — ou por meio de estratégias analógicas, como cartões de desafio, mapas de progresso ou narrativas colaborativas.
Mais do que uma tendência, trata-se de uma forma de organização pedagógica que coloca o estudante no centro do processo, estimulando a curiosidade, o raciocínio e a autonomia.
Uma curadoria para apoiar e inspirar
A tabela que compartilhamos nesta postagem faz parte da curadoria “Conteúdos sobre Gamificação”, organizada em colaboração com colegas do Grupo de Google Trainers Brasil. Ela traz:- Links para plataformas e ferramentas digitais;
- Sugestões de jogos, aplicativos e materiais de leitura;
- Recursos gratuitos e acessíveis;
- Opções que funcionam online e offline;
- Indicações específicas para o ensino da programação com gamificação.
Acesse a curadoria aqui: Link
Compartilhar é multiplicar possibilidades
Ao organizar esse material e perceber seu alcance entre educadores, ficou ainda mais claro o quanto a colaboração e o compartilhamento são parte fundamental da nossa prática docente. E é por isso que o blog do GEG Brasil é o espaço ideal para ampliar esse movimento, levando a curadoria a mais professores que poderão utilizá-la com suas turmas.Se você experimentar alguma das sugestões, aproveite para contar nos comentários como foi a experiência. Nós vamos amar saber!*
*Este artigo foi escrito em colaboração com a Professora Adriana Lopes, que contribuiu com sua expertise na área e que nos provocou a elaborar a curadoria. Obrigada Adriana!🥰
*Agradecemos também aos professores, Google Trainers, que prontamente aceitaram o desafio e contribuíram com as sugestões de ferramentas e recursos. Obrigada! 🥰
Professoras Vânia Flores e Adriana Lopes
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