Três estratégias para um "volta às aulas" pra lá de animado


Aulas se aproximando, estudantes loucos para se encontrarem e você, professor(a) procurando estratégias para esse início de ano? 
Separamos três atividades para você aproveitar e já colocar no seu planejamento. Vamos lá?

1. Inove na forma de como a turma se apresenta.
Como? CRIANDO UM AVATAR!


Avatares são a sensação do momento. E procurando fazer tudo num clima de descontração, se apresentar por meio da criação de um avatar será bem bacana para animar a turma, criar engajamento e conduzir os estudantes a falarem um pouco sobre si, brincando. Ferramentas como o androidify e o canva.com são fáceis e seus alunos podem criar personagens que os representem de forma lúdica e criativa.
Depois de prontos e baixados, os estudantes encaminham para você que irá fazerfazer uma brincadeira com eles, levando a turma a identificar quem é quem. Será uma festa para eles tentarem adivinhar.

E lembre-se, professor(a): faça também o seu.


2- Use brincadeiras e dinâmicas para uma acolhida engajadora.
Sugerimos duas para você:
  • Três coisas sobre mim
A brincadeira "3 coisas que ninguém sabe sobre mim" é pura diversão e conduz os alunos a entenderem melhor uns aos outros. Também pode ser utilizada para apresentação de novos alunos. Os estudantes vão se divertir muito, porque com certeza, sairão coisas esquisitas e interessantes.
  • Objeto especial
Esta atividade deve ser feita no segundo dia de aula. No primeiro dia de aula, peça aos alunos que levem um objeto especial para a aula. Então, faça uma roda e comece você, falando do seu objeto especial, depois deixe que cada um fale do seu. Tenho certeza que vão amar, pois abrir espaço para falar de si, desenvolve a autoestima, a empatia, libera emoções e une a turma.


3- Use metodologias criativas e engajadoras para a turma se socializar, colaborar e cooperar com os circuitos de aprendizagem.

Organize a sala em estações, nas quais os estudantes transitam por diferentes espaços, com atividades variadas e com tempo determinado. Sugestões para o circuito:
  • jogos;
  • produção textual com o objetivo de escreverem um texto de curiosidade;
  • desafios de raciocínio lógico;
  • produção de posts e memes com uso de ferramentas digitais, sobre acontecimentos marcantes das férias;
  • produção de cartazes com assuntos de interesse da turma, conforme a idade (disponibilize revistas e outros materiais para auxiliar na produção).

No final, façam uma bela roda e conversem sobre o que vivenciaram no circuito. 

E para registrar os momentos vividos, se você usa o Google sala de aula com sua turma, fotografe, suba todos os arquivos para o drive e compartilhe tudo com eles.

E aí?
Prontos para o recomeço?
Recomeço divertido é sempre mais legal!




Comentários

  1. Excelente! Parabéns Profa. Vânia por selecionar essa atividade e partilhar!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal !!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela criatividade e iniciativa de repassar aos colegas. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário