Duas maneiras divertidas de usar o Read Along em suas aulas

 


O Read Along, ferramenta educacional projetada para ajudar as crianças a melhorar suas habilidades de leitura, usa as tecnologias avançadas de reconhecimento de voz do Google para ouvir e responder às crianças com feedback e incentivos em tempo real à medida que leem, ajudando-as a melhorar sua fluência e compreensão da leitura. Se você ainda não conhece essa ferramenta, aproveite e saiba mais na publicação: Use Read Along para aperfeiçoar a fluência leitora das crianças

Nós sabemos o quanto a fluência leitora é importante na vida das pessoas e por isso podemos aproveitar a ferramenta para desenvolvê-la nas crianças. Além da leitura individual e envolvente pela gamificação gerada pelo aplicativo, você, educador(a) pode explorá-lo com diferentes estratégias para surpreender seus alunos. 

Nesta publicação compartilhamos duas maneiras diferentes de extrapolar e incrementar o uso do aplicativo. Vamos lá!?

1. Meu parceiro de leitura: a leitura individual é bem bacana no Read Along. Isso porque ela leva a criança a se concentrar no texto que está sendo lido e será guiada pela assistente virtual, que lhe auxiliará no momento em que precisar, e ainda vai acumular pontos. Mas, para usar o aplicativo de forma diferente e ainda surpreender a sua turma, caso ela tenha acesso a tablets, a leitura em duplas é uma boa estratégia.

Como fazer?
  • Leve sua turma para um outro espaço, fora da sala de aula. No parquinho ou no pátio da escola pode ser um bom lugar. Afinal, para usar o aplicativo, os alunos precisam ler em voz alta e, todos lendo na sala de aula, ao mesmo tempo, não vai ser legal.
  • Peça aos alunos que selecionem algumas histórias para serem lidas.
  • Escreva os nomes delas duas vezes em papéis separados e os distribui para a turma, de forma que todos recebam uma história.
  • As duplas vão se formar ao encontrar o parceiro da mesma leitura.
  • Cada criança vai acompanhar a leitura da outra e conversar sobre a história.
  • E para focar na fluência leitora das crianças, você pode também criar um roteiro com questões para dirigir alguns pontos da leitura, além das questões relativas à compreensão e gosto pela história lida. Alguns exemplos: Quais palavras você achou mais difíceis na leitura? Tem alguma palavra que não sabemos o significado?
Usar a estratégia do "Parceiro de leitura" é interessante porque as crianças gostam de ler umas para as outras e ainda auxilia o professor no trabalho de tomada de leitura. O(a) professor(a) pode concluir o trabalho com uma leitura coletiva para certificar que o texto foi lido corretamente.

2. Festival de Mímicas: a interdisciplinaridade entra em cena por meio do componente curricular “Arte”. A ideia agora é explorar outras atividades que possam desenvolver novas habilidades a partir das histórias lidas no Read Along. Já sabemos que uma das possiblidades maravilhosas deste aplicativo é que as crianças podem escolher suas histórias e jogos, não é mesmo? Mas dessa vez, para participar da atividade, você deve conversar com elas, que será você, educador(a), que irá selecionar as histórias.

Como fazer?
  • Selecione 5 histórias, dentro do nível mais apropriado para sua turma, sendo uma para cada dia da semana. Começa na segunda e conclui na sexta-feira.
  • Deixe seus alunos livres para, a cada dia escolherem uma, de forma que, ao completar a semana, todas as histórias tenham sido lidas por todos.
  • Informe-lhes que no último dia da semana, eles lerão a última história e farão uma atividade referente a todas as histórias lidas durante a semana.
  • Dê-lhes uma cópia da tabela abaixo para registros durante a semana, da história lida e o que eles consideraram interessante ou não, nas histórias.

Tabela de histórias lidas


  • No último dia, você vai promover um Festival de Mímicas. Escreva o nome das histórias em papéis separados, dobre-os de modo que os nomes fiquem escondidos e coloque em uma caixinha. Repita os nomes das histórias para garantir que todos os alunos possam ter uma história para representar.
  • Diga às crianças que elas não poderão contar para os colegas, com qual história saíram. Isso dará um clima de suspense e as crianças amam isso.
  • Explique para as crianças, que cada uma deverá encenar com gestos (mímica) uma parte da história. Quem acertar, ganhará pontos (você determina a quantidade de pontos antes) e também será o próximo a fazer a mímica da sua história.
  • Oriente as crianças que ao tentar acertar qual é a história a partir da representação feita pelo colega, ela deve falar o nome da história e a parte da história que a fez relacionar com a mímica. Essa relação é muito importante para a compreensão da história, e para a brincadeira também, pois justifica a conquista dos pontos e evita que elas falem os nomes, apenas por exclusão.
  • Oriente também que elas devem representar partes diferentes da história, uma vez que as histórias se repetem. Exemplo: se uma criança representou uma parte específica de uma história, é importante que a próxima a representar a mesma história, faça a mímica de uma parte diferente daquela história.
  • E por fim, entre na brincadeira com elas. Elas vão amar ver todos e você se divertindo com as mímicas criadas.
O Festival de Mímicas com as histórias do Read Along fará o maior sucesso.


E aí?
Gostou das dicas?
Use e abuse do Read Along.

Comentários