4 ferramentas Google para aplicar os multiletramentos nas suas aulas

Aplicar os multiletramentos em sala de aula pode parecer difícil à primeira vista. Embora esta perspectiva pedagógica seja bastante associada à área de linguagens, pode (e deve!) ser adotada em qualquer componente curricular, em todas as áreas do conhecimento. E as ferramentas Google for Education podem ajudar muito nesse processo!

Antes de mais nada, vale lembrar que, ao preparar uma aula ou recurso didático na perspectiva dos multiletramentos, o professor precisa ter em mente três dimensões: diferentes mídias (ou suportes), modalidades (ou linguagens) e culturas (englobando aqui as variáveis sociais, econômicas, religiosas, de gênero, etc.). 

Para adotar os multiletramentos em suas aulas você não precisa, necessariamente, utilizar ferramentas digitais, mas, sem dúvida, esses recursos são um grande facilitador, até mesmo na elaboração de atividades desplugadas. Neste post, vamos abordar 4 ferramentas Google para aplicar essa perspectiva em suas práticas pedagógicas. Ah: atenção aos links ao longo da postagem... eles contêm ainda mais conteúdos muito úteis para você se aprofundar em cada uma das propostas. E aí, vamos à primeira ferramenta?

Apresentações Google

De todas as ferramentas Google, talvez o Apresentações seja uma das mais versáteis, por permitir a inserção de diferentes tipos de elementos, o download e a impressão dos slides para uso offline.

  • Personalização e gamificação: crie jogos no formato de quiz, tabuleiroshyperdocs, histórias com finais alternativos, dicionários visuais ou uma navegação baseada em erros e acertos para permitir que os estudantes participem ativamente do processo de construção do conhecimento e consolidem o que já aprenderam, favorecendo a dimensão multicultural;
  • Incentive a colaboração: os próprios estudantes podem criar seus slides para contar histórias, compartilhar seus saberes e aprender colaborativamente. Neste post trazemos 5 exemplos de atividades colaborativas com o Apresentações para você se inspirar!
  • Enriqueça o seu conteúdo e favoreça a inclusão: você sabia que pode inserir imagens, gifs, áudio e vídeo nas suas apresentações Google? Além de contemplar a dimensão da multimodalidade, esses recursos apoiam a inclusão de estudantes com deficiência.
  • Diferentes formatos: embora seja um recurso digital, uma Apresentação Google pode ser salva em formato PDF para impressão, o que contempla a multiplicidade de mídias dos multiletramentos.
Formulários

Embora os livros de exercícios sejam essenciais no nosso dia a dia pedagógico, ficar preso a esse recurso para realizar atividades e avaliar os estudantes pode gerar resistência e desmotivação. Mas, e se você utilizar as atividades propostas no livro para criar um formulário gamificado

Assim, além de diversificar a mídia utilizada (do papel para o digital), você pode usar e abusar de diferentes linguagens (imagens, vídeos, links externos). Outra vantagem é que, pela configuração do formulário, você pode limitar o avanço para as próximas questões mediante acerto, emitir feedback imediato, com informações complementares, e fazer com que sua lista de exercícios se torne um escape room.

Google Earth

Imagine que você é professor de Ciências e precisa falar sobre saneamento básico e sua importância para a prevenção de doenças, bem como o impacto das condições econômicas da população nas questões de saúde pública. Em determinados contextos, esse tema pode ser muito abstrato para seus estudantes, não é? Mas, e se eles puderem visitar diferentes lugares, com condições distintas de acesso a saneamento básico e visualizar essas diferenças com os próprios olhos, faria mais sentido?

Com o Google Earth você pode promover essa dimensão intercultural sem a necessidade de deslocar sua turma da sala de aula, desenvolvendo os conhecimentos curriculares e também a alteridade, a consciência social e o pensamento crítico.

YouTube

Cada pessoa aprende de uma forma diferente. Por isso é tão importante diversificar a forma como apresentamos nossos recursos pedagógicos. Além do livro didático, das listas de exercícios e das aulas expositivo-dialogadas, os estudantes muitas vezes precisam de materiais de apoio para estudo individual, e nada melhor que esse material seja diversificado, para contemplar os diferentes estilos de aprendizagem.

O YouTube é uma ferramenta excelente nesse sentido, pois permite que você localize, pelo YouTube Edu, vídeos produzidos por outros educadores para apresentar aos estudantes um novo olhar sobre o tema que vocês estão trabalhando.

E aí, consegue pensar em outras ferramentas Google que podem te ajudar a trazer os multiletramentos para suas práticas pedagógicas? 

Comentários

Postar um comentário