Dicas para usar o Google Earth em sala de aula.





 


Dicas para usar o Google Earth em sala de aula

Quer levar seus alunos  para uma jornada de descobrimentos incríveis?  Então vamos juntos com o  GEG  viajar  pelo planeta e no tempo!


 

Muitos educadores associam o Google Earth somente às aulas de geografia, mas essa ferramenta pode ser incorporada à sala de aula de qualquer matéria. 


 1. Usando a ferramenta de busca e o street view (2D e 3 D) para conhecer melhor a sua vizinhança. Alunos podem usar a lupa para descobrirem sua vizinha, sua cidade e compartilhar essas descobertas com seus colegas. Podemos inclusive  trabalhar a escrita e a oralidade através de textos descritivos.

2. Explorando o mundo com o voyager: a curiosidade é um forte elemento no engarrafamento dos estudantes. Que tal convidarmos nossos alunos a explorarem novos lugares. Escolha um lugar que possa ser associado a um momento histórico, um livro paradidático, um cientista famoso e convide seus alunos a pesquisarem sobre esses lugares e descobrirem fatos relevantes às matérias estudadas.

3. Usando a ferramenta "timelapse". Falamos muito sobre os efeitos do aquecimento global ou sobre as consequências da urbanização, mas será que esses fenômenos estão claros na linha do tempo para nossos alunos. A ferramenta time lapse pode ser usada para ilustrar os efeitos do aquecimento global nas últimas décadas ou o desmatamento durante os últimos 40 anos.

 4. Os jogos são uma oportunidade de desenvolvermos o pensamento crítico e a colaboração. O Google Earth também tem jogos com questionários sobre esportes, civilizações antigas, vida marinha e muitos outros. Recentemente o Google lançou a versão 2 do jogo interativo ‘Onde está CARMEN SANDIEGO?’, um jogo interativo e engajador no qual os jogadores são convidados a descobrir através de pistas ao redor mundo onde está CARMEN SANDIEGO e seus comparsas.

                        

5. Projetos é uma ferramenta com a qual os alunos podem desenvolver, de forma colaborativa, projetos de várias disciplinas, Um simples exemplo seria criar uma linha do tempo da expedição de Shackleton à Antártida no início do século XX e adicionar links e fotos.

                         



6. Calculando distâncias, áreas  e proporções. Para as aulas de matemática as ferramentas de medida (régua) e direção podem ser usadas para comparar a área de diferentes regiões ou o tempo de viagem de um itinerário.


E você? Já usou o Google Earth na sua sala de aula? Deixe seu comentário aqui. 

Comentários