Jogos para ensinar Python - para quem NUNCA programou!


Olá, profes! Tudo bem com vocês? Por aqui, estou "ligada no 220" com o início do ano letivo. E, aproveitando que estou selecionando meus jogos preferidos para ensinar Python para quem nunca programou (e por quem não é da área de TI - meu caso!), preparei uma lista dos meus preferidos e uma breve explicação sobre cada um. 

imagem do card de apresentacao da publicacao. uma imagem quadrada, com fundo verde, NO texto, o título da publicacao, a foto da autora, mulher branca, com oculos de grau com armacao vermelha, fazendo uma cara de espanto, segurando o celular com as duas maos, tapando a boca


Então, se você é um professor que nunca ensinou programação e que agora está mergulhando de cabeça nesse universo, pode ficar tranquilo e aproveitar a viagem. 

Agora, se você é um especialista na área, e já está infartando ao ler as priemrias linhas, talvez olhando e pensando: "nossa, mas existem teorias que precisam ser ensinadas, existem pré-requisitos..." ok, sabemos que existe tudo isso. Mas calma, respira fundo! 

Nesse momento, nosso foco é deixar mais lúdico, é trazer o universo da programação para o meio em que o aluno está, despertando o interesse dele - e, uma das maneiras mais viáveis para se fazer isso, é através de jogos ou atividades que se assemelham às coisas que eles já conhecem/gostam!

Então, vamos aos jogos que utilizo para ensinar Python

Codecombat: uma plataforma com jogo estilo combate de personagens, com direito a ganhar pedras para comprar acessórios e melhorar o desempenho do personagem. 

print da tela do CodeCombat


Sobre o conhecimento, a cada batalha que o aluno luta, aprende um comando em Python. Cada um dos comandos, são registrados no banco de dados para consultas futuras. Já na visão do professor: temos a opção de fazer download dos planos de aulas e slides para orientar/aprofundar cada um dos conhecimentos teróricos que são apresentados ao longo da atividade; é uma plataforma que conecta com o Google Classroom, gera certificado para os alunos, o professor tem a opção de "criar a turma" e acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real. Tem a opção de jogar esse combate de forma gratuita (são 19 níveis) ou pagar e ter acesso a mais jogos/atividades. Além disso, o aluno (mesmo com a conta gratuita) pode jogar com outras pessoas do mundo todo, aplicando o conhecimento que adquiriu. Até o momento, utilizei com meus alunos do Ensino Médio, durante as aulas de robótica e tenho tido bons retornos. Ah, e aúltima atualização de vocês pode ser excelente para os pequenos, pois implementaram a versão "CodeCombat e Roblox".

Python com Silent Teacher: esse é um jogo silencioso. A cada resolução de problema, um novo nível de dificuldade

imagem da tela do jogo Python com Silent Teacher

Um jogo autoguiado. Aqui, é menos lúdico. Lembra aqueles jogos de desafios matemáticos. Gosto de utilizá-lo depois de ter explorado o CodeCombat. É simples, não precisa instalar nada, não precisa ter noção de programação e, como estamos acessando esse jogo ela página da "Hour of Code" (ainda vamos conversar mais sobre esse site por aqui!) ao finalizar a atividade, gera um pequeno certificado para o aluno. 

Para nós professores, por não precisar fazer cadastro algum da turma/alunos, precisamos acompanhar os alunos realizando a atividade, se quisermos saber como se sairam. O ponto alto? Mais uma daquelas atividades gratuitas, simples e eficientes! Ah, e se quiser mais informações sobre "notas do professor", pode acessar aqui. A propósito, aqui no Toxicode, site oficial desse jogo (Toxicode é uma empresa web voltada para a comunidade. Desenvolvem soluções inovadoras para ajudar as pessoas a se comunicarem e se divertirem juntas na internet.) tem outras opções, com o Compute It, que pode ser que você goste!


Mimo: um app estilo Duolingo, para aprender diversas linguagens de programação

print telas Mimo (fonte: Google Play) 

O Mimo foi um dos primeiros aplicativos que utilizei com meus alunos. Lá em 2021, quando dei as primeiras aulas de robótica e estava em busca de algo mais fluído e que cada aluno pudesse seguir no seu ritmo. Quando me deparei com o app Mimo (que hoje tem uma opção simplificada para utilizar na web também), me senti realizada. 

A estratégia é no mesmo estilo dos diversos aplicativos que trabalham com desafio, resolução do desafio, definição de conceitos, retomada do desafio, e muitas, muitas repetições, sempre subindo de nível. Envolve pontuação, ranking e bônus que destravam novas áreas do aplicativo. 

Eu utilizo a versão gratuita do Mimo e sempre peço que meus alunos me adicionem no campo "amigos", assim conseguimos acompanhar o ranking uns dos outros (eles se divertem com isso!). 

Se utilizar a versão paga, tem acesso a mais materiais. Uma opção para experimentar a versão "premium" ir dentro do app Mimo (na versão web não é possível fazer isso)  no campor "adicionar amigos" que já aparecerá a opção de convidar outras pessoas para fazer parte e assim ganhar duas semanas premium (tanto você, quanto o convidado). Eu sempre compartilho o meu link com um aluno e peço que um compartilhe o link com outro, assim, cria uma "corrente do bem" com alguns dias de conta premium. Mas já vou adiantar: a conta gratuita do Mimo já é MUITO legal e ajuda um monte na memorização dos conceitos do Python

O ponto alto: é fluído, similar a outras plataformas e tem a opção de utilizar gratuitamente. Assim como a anterior, não é uma plataforma para criar turmas, então, o mais próximo que conseguimos acompanhar a respeito dos resultados dos alunos, é através do "ranking" - se esse for o seu objetivo. Atualmente, utilizo para revisar conceitos ou ainda, como atividade extra para quem quiser. Quando deixo livre, a maioria dos alunos fazem mesmo sem valer nota. O que um ranking não faz, não é mesmo?  Ah, e ao entrar nesse app, você pode escolher aprender diversas linguagens de programação, pode ficar migrando de uma para outra. Isso também é algo que chama atenção dos meus alunos maiores. 

Uma prática que deu certo, unindo todos esses jogos

Recentemente, fiz a experiêcia na seguinte sequência: utilizei o CodeCombat. Após finalizarem a trilha, jogaram o Python Silent Teacher e para fechar a atividade, apliquei uma gravação de tela com o Edpuzzle, fazendo pausas estratégicas para verificar quais construções de conceitos os alunos tinham feito até o momento. Para reforçar, convindei os alunos a praticarem os conceitos no app Mimo. 

Se você quiser, pode utilizar o vídeo que eu criei no Edpuzzle e editá-lo, deixei ele aqui: parte01_Python com professor silencioso. Outra opção, é fazer essa retomada criando seu próprio vídeo com perguntas interativas, no Youtube, dentro do Google Classroom (tem um passo a passo de como fazer isso, aqui no blog mesmo! Confira a publicação:  Perguntas Interativas no Youtube)


Outros jogos para despertar o amor pela programação

É óbvio que tem muitos outros jogos e plataformas, como por exmeplo, Minecraft, Coder Z, Roblox, Scratch, App Inventor e por aí vai... Mas isso é assunto para uma nova publicação, já que envolve registros específicos ou ainda, contas pagas!

E você, conta para mim, qual jogo/plataforma já descobiu para ensinar programação para quem ainda não programou ou é iniciante?

Fico por aqui e espero sua resposta! Quero aumentar meu repertório de atividades divertidas. Afinal, trabalhar com diversão é MUITO mais legal!

Um abraço virtual, 

Ana Laura A Queiroz

GEG Joinville 

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