Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos? Otimizando o tempo de trabalho e produtividade docente e discente

 


O princípio de trabalho com a Educação de Jovens e Adultos está na compreensão de tal modalidade educacional deve superar a ideia tradicionalista de uma educação compensatória e que seu público precisa ser compreendido como aquele que leva para a sala de aula uma extensa bagagem que inclui experiências e perspectivas.

Neste sentido, compreender que os estudantes, das mais variadas idades (a partir dos quinze anos) estão imersos no universo digital, seja por engajamento e interação, seja pela necessidade do cotidiano, é uma necessidade desde o momento do planejamento docente.

Assim, este post visa compartilhar algumas tecnologias vivenciadas para criar atividades e experiências com os estudantes. Os recursos digitais oportunizam não somente a interatividade, mas possibilita a produção de atividades com maior personalização, atendendo mais especificamente as singularidades de sua turma.

Uma delas, a qual oportuniza uma utilização mais interativa, é o Google Keep. Um recurso de "lembrete", disponível também em dispositivos móveis. Na educação, o Google Keep pode ser adotado de maneira coletiva. É possível criar lembretes para uma atividade ou, como ilustrado abaixo, é possível criar uma questão e incentivar, por meio de lembretes, aos alunos a uma resposta coletiva:

Fonte da imagem: Print de tela a partir de criação no Canva

Ao adicionar colaboradores os estudantes podem colaborar a qualquer horário e até mesmo pelo celular. Você pode programar por quanto tempo a atividade estará disponível. Isso estimula o engajamento e a comunicação entre a turma.

Um outro recurso em potencial e que auxilia na produção de atividades personalizadas é o Word Art
Um criador de nuvem de palavras, gratuito pelo qual é possível criar imagens com palavras e textos, indicando quantas vezes um termo deve ser repetido. É viável escolher a imagem, a fonte, fazer download ou compartilhar por meio de links.

Fonte da imagem: Print de tela a partir de criação no Canva

Assim, podemos criar atividades que exploram diversos aspectos da linguagem e da comunicação de maneira simples e que instiguem os estudantes. Abaixo um exemplo de uma atividade que desenvolvi para meus alunos incluindo seus nomes:

Fonte da imagem: Print de tela a partir de criação no Canva

Com esse post, gostaria de deixar, como forma de compartilhamento de experiências, a ideia de que as tecnologias, além da interatividade na sala de aula, precisam ser adotadas de maneira a otimizar o tempo do professor e sua produtividade. Mesmo quando não é oportuno ou possível utilizar as tecnologias na sala de aula, dadas algumas questões de ausência de estrutura, ainda assim, os recursos digitais podem ser aliados do professor e do aluno e favorecer a aprendizagem dos estudantes.

Para acessar algumas atividades que elaborei para a EJA, você pode visitar meu Padlet Caminhos para a Eja.






Comentários

Postar um comentário