Estimulando a criatividade com Gemini e Slides

Um homem e uma mulher estão no palco de um evento, apresentando um slide sobre o uso de prompts para a criação de tirinhas com inteligência artificial. O slide exibe duas ilustrações de bonecos estilo rabisco, acompanhadas de descrições para gerar imagens. Há também um QR code e um link para acessar um template. A plateia, composta por diversas pessoas, acompanha a apresentação, e algumas registram o momento com seus celulares. O ambiente tem uma iluminação moderna, com luzes coloridas nas laterais.
Momento de realização de atividade criativa no Google.


No último Dia dos Professores eu, líder do Grupo de Educadores Google em Olinda (GEG Olinda), tive a honra de facilitar uma experiência incrível ao lado do também líder GEG, Edu Sousa, em um evento especial realizado para gestores e professores pelo Google em São Paulo. O tema do evento, "Sala de Aula: uma história de amor", nos inspirou a pensar sobre as muitas histórias vivenciadas e construídas em sala de aula. Mas, como toda boa história, nem tudo são flores – e foi a partir dessa perspectiva que conduzimos uma atividade que uniu tecnologia, criatividade e reflexão, utilizando a ferramenta de inteligência artificial do Google, o Gemini, e o Google Slides.

Uma atividade para completar histórias com Gemini


A proposta da atividade era simples e significativa. A ideia era estimular a experimentação com inteligência artificial na educação. Para isso seria necessário completar uma história usando o Gemini após a apresentação que mostrava como escrever prompts a partir de um protocolo específico trabalhado pelo Google. A tirinha tinha dois quadros e o desafio era criar o terceiro, dando um final criativo à narrativa.

Não poderíamos trabalhar com qualquer história. Precisava ser intrinsecamente ligada à rotina dos professores (e também dos estudantes) em sala de aula. Então refletimos sobre algo que pudesse tornar visível aquilo que os professores estavam pensando em relação à inteligência artificial, o tema do momento. A chamada para a ação era bem simples: começamos uma tirinha de 3 quadros e não sabemos como terminá-la. Ajude-nos a elaborar o último quadrinho a partir do que acabou de aprender sobre e com o Gemini. A tirinha a ser completada foi disponibilizada através de um modelo no Google Slides como reproduzo na imagem a seguir.

Uma imagem dividida em três painéis, mostrando uma história em quadrinhos com bonecos de palito e um robô em uma sala de aula, com um painel final para adição de texto.

Para estimular o pensamento crítico tocamos em um ponto sensível de forma divertida. Ao completar a tirinha, além de criar um final para a história, era necessário escrever um prompt de acordo com a ideia de fechamento para gerar uma imagem no mesmo estilo e só assim concluir o desafio.

Para não partir do zero, compartilhamos com os professores os prompts que usamos para gerar os dois primeiros quadros da tirinha: "Ilustre dois bonecos de palitinho conversando felizes em pé em uma sala de aula. Ambos estão com expressão animada. Ilustração com poucos detalhes com fundo branco e traço em preto. Minimalista no estilo rabisco para storyboard" e "Desenhe uma imagem em close-up de boneco de palitinho robô feliz em pé em uma sala de aula. Ilustração com poucos detalhes com fundo branco e traço em preto. Minimalista no estilo rabisco para storyboard".

Uma imagem dividida em duas partes, mostrando exemplos de prompts para gerar ilustrações simples de bonecos de palito em um ambiente de sala de aula.

Logo em seguida demos início a uma rodada de geração de imagens que, além de estimular a criatividade e a reflexão, também tinha o objetivo de inspirar o desenvolvimento de experiências semelhantes para diferentes públicos no futuro, inclusive para os próprios alunos.

Aprendizagem Criativa e Design Thinking na prática


A atividade foi embasada em duas abordagens com as quais gosto muito de trabalhar: a aprendizagem criativa e o design thinking.

A aprendizagem criativa proposta por Mitchel Resnick defende que a aprendizagem é mais efetiva quando os participantes estão engajados em processos de criação, experimentação e colaboração. E foi exatamente isso que vivenciamos no evento. Os professores foram desafiados a pensar criativamente, explorando a ferramenta de IA de forma lúdica e crítica. Alguns criaram fechamentos reflexivos e engraçados para a história, enquanto outros trouxeram críticas mais assertivas ou reflexões positivas.

design thinking, uma abordagem que valoriza a resolução de problemas de forma criativa e iterativa, parece para mim ser fundamental para guiar os participantes na criação de um projeto ou artefato, nesse caso específico a elaboração do terceiro quadro da tirinha. Tanto o processo de escrita e reescrita de um prompt para gerar uma imagem como as múltiplas tentativas de geração para alcançar o resultado desejado, fizeram com que o processo de iteração, característico da etapa de prototipagem em uma jornada de design thinking, fosse vivenciado na prática, utilizando a inteligência artificial como uma ferramenta de prototipagem rápida.
 

Tirinhas engraçadas e ao mesmo tempo questionadoras


O resultado foi surpreendente. Enquanto alguns participantes criaram histórias críticas e engraçadas, outros fizeram críticas mais assertivas sobre o papel da IA na educação. Uma das tirinhas, por exemplo, questiona o uso da tecnologia para substituir o esforço cognitivo humano com a frase: "Fazer o dever de casa é obrigação de vocês!". Essa diversidade de perspectivas mostrou que a tecnologia não é uma solução mágica, mas uma ferramenta que precisa ser usada com intencionalidade e responsabilidade. Selecionei alguns resultados para apresentar a seguir.

Uma imagem dividida em três painéis, mostrando uma história em quadrinhos com bonecos de palito e um robô em uma sala de aula, culminando em uma cena de sucesso de projeto científico.
Tirinha criada por Amanda Cristina Cardoso Ghiraldello

Uma imagem dividida em três painéis, mostrando uma história em quadrinhos com bonecos de palito e um robô em uma sala de aula, culminando em uma cena onde os bonecos de palito estudam juntos com o robô.
Tirinha criada por Aline Tafarelo Tracanella

Uma imagem dividida em três painéis, mostrando uma história em quadrinhos com bonecos de palito e um robô em uma sala de aula, culminando em uma cena de frustração com a inteligência artificial.
Tirinha criada por Jairo Camargo

Uma imagem dividida em três painéis, mostrando uma história em quadrinhos com bonecos de palito e um robô em uma sala de aula, culminando em uma cena onde o robô é deixado sozinho.
Tirinha criada por Anelize Baumgarter de Oliveira

Uma imagem dividida em três painéis, mostrando uma história em quadrinhos com bonecos de palito e um robô em uma sala de aula, culminando em uma cena onde o robô se recusa a fazer o dever de casa.
Tirinha criada por Ricardo Silva Barbosa

Uma experiência que fica na memória


Ao final do evento, ficou claro que a sala de aula é, sim, uma história de amor, mas também de desafios, críticas e reflexões. E o Gemini, com sua capacidade de gerar imagens a partir de prompts textuais, mostrou que a tecnologia pode ser uma grande aliada nessa jornada, desde que usada com consciência e propósito.

Foi uma experiência enriquecedora, não apenas para os professores participantes, mas também para mim e para o Edu Sousa, já que tivemos a oportunidade de ver os professores se divertindo, criando e refletindo sobre o uso da IA na educação. 

Uma mulher de camisa verde se inclina sorrindo para ajudar outra mulher de blusa azul, que observa atentamente a tela de um celular. Ambas usam crachás e estão em um ambiente de evento, cercadas por outras pessoas, algumas das quais também interagem com dispositivos móveis. O cenário sugere um momento de aprendizado colaborativo, possivelmente em uma formação ou workshop de tecnologia na educação.
Momento de orientação durante a atividade criativa.

Foi um presente no Dia dos Professores. E, como costumo lembrar, a educação é uma história que nunca termina – e a tecnologia pode nos ajudar a escrever os próximos capítulos, sejam eles de amor ou de transformação.

E você, como usaria o Gemini para contar uma história na sua sala de aula? Compartilhe suas ideias nos comentários!

Por Karla Vidal, Líder do Grupo de Educadores Google em Olinda com a colaboração de Edu Souza, Líder do Grupo de Educadores Google em Conceição das Alagoas.

Comentários

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou! Fico feliz com a leitura e com o comentário. Muito obrigada! Se inspirar alguma ação por aí, não deixe de compartilhar!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom que gostou! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Que bom que gostou, Rô. Muito obrigada pelo feedback. Se inspirar algo por aí, compartilha com a gente!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Muito obrigada, Well. Se inspirar por aí, compartilhe os resultados por aqui! 😉

      Excluir
  5. Amei a atividade! Sou professora em um projeto de ensino de tecnologia nas escolas e falo muito sobre IA com meus alunos. Vou usar essa atividade 😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Gisele! Fico muito feliz com a sua leitura e a possibilidade de ver a atividade inspirando suas práticas. Não deixe de compartilhar para sabermos como foi. Muito obrigada!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Que bom que curtiu, Vânia! Já tô curiosa para saber o que anda criando por aí! Não deixe de compartilhar 😊

      Excluir

Postar um comentário