Mas é claro que isso traz desafios, como o limite de idade para utilização de ferramentas de IA generativa, como ChatGPT ou Gemini - como já falei um pouco no meu último post por aqui. Então hoje trago aqui algumas opções de atividades para fazer com seus alunos de educação infantil ou ensino fundamental.
1. Atividades de IA Desplugada
Utilizando o material Inteligência Artificial Desplugada, os alunos podem participar de jogos que simulam o funcionamento de algoritmos de IA, como a classificação de objetos ou tomada de decisões baseadas em condições específicas.
Outra opção é a atividade Conversas com computadores – O teste de Turing. Nesta atividade os alunos devem tentar distinguir um humano de um computador fazendo perguntas e analisando as respostas.
2. Aprendizado de máquina na prática
- Machine Learning for Kids: Plataforma que permite aos alunos criar projetos simples de aprendizado de máquina, como reconhecimento de texto ou imagens, através de uma interface amigável.
- Teachable Machine: Ferramenta do Google que possibilita treinar modelos de IA diretamente no navegador, permitindo que os alunos criem classificadores de imagens, sons ou poses corporais de forma intuitiva.
3. Planos de Aula Estruturados sobre IA
- IA@Escola: O site IA@Escola oferece planos de aula detalhados que abordam diversos aspectos da IA, desde introduções básicas até discussões sobre ética e aplicações práticas.
- Code.org: A plataforma Code.org disponibiliza um currículo sobre IA generativa, com atividades que ensinam os alunos a criar e entender modelos de IA de maneira prática e envolvente.
- Educamídia: No site do Educamídia, você encontra atividades avulsas e recursos que podem ser utilizados para montar aulas, projetos ou oficinas. São recursos flexíveis, que podem ser usados em qualquer situação educativa, e em diversas faixas etárias.
- PromptEdu: O portal PromptEDU oferece, além de recursos para educadores que querem aprender mais sobre IA, um sequência didática prontinha para usar com seus alunos. Para saber mais sobre o projeto, acesse esse post aqui.
4. É IA ou não
Há diversos sites na internet com quizzes de imagens para que a gente descubra se as imagens foram geradas por IA ou não. Neste site aqui, a cada vez que você atualiza a página, uma nova imagem de um rosto é gerada. Como diz o nome do site, essa pessoa não existe, ou seja, são todas geradas por IA. Neste blog aqui, você deve decidir entre qual imagem é gerada por IA e qual foi gerada por um humano. E neste último, você deve identificar qual parte das imagens foi gerada por IA. São experimentos interessantes para tentar identificar o que diferencia as imagens geradas por IA e como podemos identificá-las. É um bom ponto de partida para uma discussão sobre deep fakes e os malefícios que imagens geradas por IA podem causar.5. Explorando IA no Arts & Culture
Google Arts & Culture: Através de experimentos diversos, os alunos podem explorar como a IA pode ser utilizada para criar arte e entender a relação entre tecnologia e criatividade. Se quiser ver alguns exemplos, é só acessar esse post aqui.Integrar atividades de IA na sala de aula não apenas torna o aprendizado mais interativo, mas também prepara os alunos para um mundo onde a tecnologia desempenha um papel central. Eu gosto sempre de fazer uma reflexão ao final das atividades, para ter certeza de que os alunos entendam os riscos e benefícios do uso de IA. Como dizia John Dewey, “Não aprendemos com a experiência... aprendemos refletindo sobre a experiência.” .
E você? Já usa alguma ferramenta de IA na sua sala de aula ou já fez alguma atividade legal sobre IA? Compartilha sua experiência conosco nos comentários!
Comentários
Postar um comentário