Inteligência Artificial na Educação: como evitar os riscos e potencializar o aprendizado?

 

                                                                       Imagem criada pela IA Gemini Google

A Inteligência Artificial (IA) já faz parte da nossa realidade nas salas de aula, gerando conteúdos, corrigindo atividades e personalizando o ensino. Mas será que estamos usando essa tecnologia com intencionalidade pedagógica

Essa foi justamente uma das perguntas centrais discutidas durante o Congresso Bett Brasil e o  GEGSummitBr em São Paulo, eventos dos quais tive a oportunidade de participar e que reuniram educadores de todo o país para refletir sobre o uso consciente e estratégico da IA na educação, dentre outos temas. Este post nasce dessas trocas inspiradoras e convida você a continuar essa reflexão: estamos mesmo pensando além do que a IA faz?

Neste post, quero convidar você, educador, a refletir sobre como integrar a IA de forma ética, crítica e alinhada com objetivos educacionais reais.

 1. Por que falar sobre intencionalidade?

Não basta saber o que a IA faz. Precisamos pensar como e por que usá-la no processo educativo. Quando a IA é utilizada sem planejamento pedagógico, surgem riscos que podem comprometer a qualidade do ensino e o desenvolvimento dos estudantes.

2.  Riscos de usar IA sem propósito pedagógico

Abaixo, selecinamos os com os principais riscos e reflexões que podem orientar seu uso consciente da IA em sala de aula:

1. Superficialidade do aprendizado
Respostas rápidas ≠ aprendizado profundo.
→ Provoque a curiosidade, não só a resposta certa.

2. Perda do pensamento crítico
Soluções prontas inibem o pensamento reflexivo.
→ Estimule a análise, o debate e a dúvida.

3. Homogeneização do ensino
Algoritmos podem limitar o repertório dos alunos.
→ Diversifique fontes e perspectivas.

4. Desumanização da experiência educativa
Eficiência não substitui empatia.
→ Relacionamento humano é insubstituível.

5. Viés algorítmico
Dados enviesados = decisões injustas.
→ Questione e revise os resultados da IA.

6. Dependência tecnológica
Tecnologia sem propósito = alunos despreparados.
→ Fortaleça habilidades humanas essenciais.

7. Enfraquecimento do papel do professor
IA é ferramenta, não substituta.
→ Você continua sendo o mediador principal.

8. Riscos à privacidade
Dados de alunos merecem cuidado redobrado.
→ Atenção às políticas de segurança digital.

9. Falta de adaptação às diferenças
Nem todo algoritmo entende como cada um aprende.
→ Considere estilos e ritmos diversos.

10. Perda da motivação intrínseca
Se tudo é automatizado, cadê o prazer de aprender?
→ Promova descobertas e protagonismo.

3. Como Usar a IA com Intencionalidade?

  • Estabeleça objetivos pedagógicos claros

  • Use a IA como aliada na diversificação de estratégias

  • Mantenha o foco no desenvolvimento humano

  • Promova o uso crítico e ético da tecnologia com os alunos

  • Avalie constantemente os impactos das ferramentas utilizadas.

  • Participe de formações sobre o tema!

E você?

  • Já enfrentou algum desses desafios na prática?

  • Que estratégias usa para tornar o uso da IA mais pedagógico e significativo?

Depois de refletir sobre os riscos e estratégias para o uso da IA com intencionalidade pedagógica, proponho uma dinâmica prática inspirada no Pensamento Hexagonal, apresentada no Bootcamp pedagógico para equipes de Secretarias de Educação, no escritório Google-SP(02/05/2025).

                                                                  Imagem : Ta pronto

Essa abordagem estimula o pensamento crítico, a colaboração e a construção de sentido coletivo. É uma ótima forma de envolver sua equipe, estudantes ou comunidade escolar em discussões significativas sobre tecnologia e educação.

Acesse o link  abaixo e faça uma cópia da dinâmica para você. Use no seu estudo pessoal  ou com sua equipe escolar. 

Confira também outros  links com mais  mais informações sobre o pensamento hexagonal e não deixe de buscar  sobre o tema da Inteligência artificial aqui no blog.

Faça Parte da Transformação!Use com intensionalidade pedagógica potencializando o aprendizado.

No GEG Brasil, acreditamos no poder do professor como protagonista da inovação. Se você quer se aprofundar nesse tema, compartilhe este post com sua rede e leve essa conversa para sua escola e não deixe de compartilhar a experiência com a dinâmica sugerida.

Até a próxima!

Thaís Morgana

Líder GEG Poços de Caldas

@geg_pocosdecaldas






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