Afinal, o que é inovar na educação?

Boa noite queridos leitores,

Esse é o meu primeiro post aqui no GEG Brasil, por isso vou me apresentar brevemente para vocês: sou coordenadora pedagógica, coordenadora do Núcleo de Estudos GSuite for Education e professora de Ciências no Colégio Província de São Pedro, instituição privada de ensino no município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Também sou colunista no GEG Porto Alegre, educadora certificada Nível 1 e Nível 2 pelo Google, como também Google Trainer. Agora, assim como vários de vocês, estou me preparando, finalizando meu projeto e meu vídeo para o Google Innovator, visando as inscrições que se encerram agora no dia 31 de Outubro.

Estamos muito empolgados com esse programa do Google que voltou para o Brasil esse ano, então, nesse meu primeiro post, gostaria de dividir com vocês algumas questões que me ocorreram enquanto me preparava para a seleção e, quem sabe, sejam questões que esteja afligindo vocês também. Vamos começar pelo começo: afinal, o que é inovar na educação?


A partir do momento em que assumimos a postura de sair da nossa zona de conforto, e repensar a nossa maneira de ensino, estamos inovando. Este é o ponto que gostaria de trazer para vocês: o inovar não é APENAS trazer a tecnologia para dentro da sala de aula, inovar é perceber as necessidades da nova geração Z, não temos como escapar de falar, e explorar, os recursos da tecnologia para inovarmos de diversas formas na educação, e desenvolvermos o pensamento colaborativo entre os alunos e outros educadores. Portanto, os projetos de cada um de vocês podem seguir linhas de atuação muito diversas e, vamos ser sinceros, quanto mais variedade, mais rica a experiência, certo? Quanto mais troca e colaboração, melhor!

O programa Google Innovator faz com que educadores pensem, além da sala de aula, no impacto que a paixão por ensinar traz para dentro da comunidade que estamos inseridos. E ainda, compartilhar com outros educadores nossas vivências e ideias, para que eles levem essas práticas para dentro das suas escolas e/ou inspirem para criar novas práticas em sala de aula.


Fazer parte desse grupo é acreditar na educação para o século XXI, acreditar no poder que a educação tem para mudar o mundo! #SejaInnovator

Saiba mais sobre o processo de Seleção para Google Innovator: https://comunidadegegbrasil.blogspot.com.br/2017/10/dicas-sejainnovator.html
Inscreva-se: http://bit.ly/GoogleInnovatorBRZ17  

Comentários