Hangout on Air 8 | Rede. Jogos. Cidadania Digital


person holding smartphone

Confira este hangout on air que a Comunidade de líderes GEG e Google Innovators se mobilizou para gravar com dicas preciosas sobre cidadania digital, o poder da rede com ações que viralizam, jogos, fake news e muito mais. Uma discussão rica e profunda que vale ser levada para a sala de professores, grupo de Whatsapp de pais, salas de reuniões de gestores educacionais.

O grupo compilou várias referências que devem ser explorados por todos que educam:
http://bit.ly/cidadaniadigital_gegbrasil 

E como comentamos na Live, só conseguimos avançar nestas questões se compartilharmos boas práticas em nossas comunidades.




E deixamos aqui algumas dicas importantes divulgados pela equipe do Google for Education sobre o Youtube Kids:

O consumo de vídeos do YouTube por menores de 13 anos deve ser feito exclusivamente através do aplicativo  YouTube Kids, que foi intencionalmente desenvolvido para esse público para garantir uma navegação mais segura e adequada tanto para as crianças quanto para os pais.  Os conteúdos disponíveis no YouTube Kids, além de cumprirem todas as regras gerais do YouTube, passam por um filtro adicional automatizado, específico para identificar conteúdos apropriados para o público infantil. Além disso há também revisores humanos, para garantir que os vídeos no YouTube Kids sejam adequados a toda a família.  

É apenas através do app YouTube Kids que os pais têm maior controle sobre o conteúdo que fica disponível para as crianças assistirem,  através de funcionalidades que permitem, por exemplo:
  • Selecionar manualmente os vídeos e canais permitidos deixando a experiência limitada somente a esse conjunto de vídeos
  • Escolher recomendações de conteúdos feitas por organizações que são  referência em desenvolvimento infantil e segurança online como Sesame Workshop, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Safernet, MiudosSegurosNa.Net, The British Council
  • Desativar a ferramenta de busca do aplicativo, deixando a experiência limitada aos vídeos que aparecem nas páginas de navegação das 4 categorias de conteúdo: Séries, Músicas, Aprender e Explorar
  • Bloquear conteúdos específicos que pessoalmente não agradam sua família, removendo completamente do repertório de vídeos disponíveis para suas crianças, ou denunciá-los, caso acredite não ser adequado para nenhuma criança.
  • Configurar um timer para limitar o tempo de uso do aplicativo
  • Criar perfis diferentes para cada criança, para garantir que cada uma tenha acesso a um conteúdo pertinente e adequado para cada faixa etária: pré-escolar e escolar.  Os perfis não mostram a identidade real da criança, e sim avatares.
  • Acompanhar quais vídeos estão sendo assistidos pelo histórico de navegação do aplicativo
  • Proteger as definições de preferência do aplicativo através de senha para que não possam ser alteradas sem autorização.

Comentários