Ciência, Cidadania Digital e Fake News


Nós só usamos 10% da nossa capacidade cerebral? 
Babosa cura tudo? 
Levantar rápido da cama causa AVC? 

Quantas vezes nos deparamos com estas “verdades” ditas e repetidas por nossos alunos durante a aula? Nesses tempos em que as fake news elegem candidatos, condenam produtos e afetam diretamente a saúde das pessoas, ensinar os nossos alunos a lidarem com este bombardeio de informações que chega pelas redes sociais e claro, pelo grupo da família no WhatsApp, pode ser mais fácil do que se imagina. E de quebra ganhamos uma forma de construir o pensamento científico dos alunos.

O HoaxBusters surgiu com essa missão, transformar os alunos do Ensino Médio em verdadeiros “caçadores de boatos”, tornando-os mais críticos em relação ao conteúdo que recebem. O próprio nome do projeto é fruto de reflexão da turma, pois o termo fake news é contraditório quando entendemos que, ao falarmos de uma notícia, está implícito que a mesma deveria ser verdadeira. Se é fake não é news, então preferimos chamar de Hoax, termo inglês que pode ser traduzido como boato ou embuste.


Os encontros dos HoaxBusters são semanais, no contraturno das aulas e a participação dos alunos é voluntária. Os temas propostos surgem de discussões entre os alunos e o professor e a checagem é feita usando fontes confiáveis de informação. Ao final do processo de checagem, é atribuído um selo a notícia.

Os selos ajudam os alunos a entenderem que não necessariamente uma notícia é 100% verdadeira ou 100% falsa e que em muitos casos há por exemplo manipulação na manchete ou foi dada ênfase em algo que serviu apenas para prejudicar uma pessoa ou uma empresa.


Em um ano de projeto percebemos que os alunos se tornaram mais atentos ao conteúdo que chega até eles, ao ponto de questionar inclusive gráficos e informações do material didático. É a nova geração se preparando para não ser manipulada por interesses de outros.

Gostou? Coloque a mão na massa ou a molecada na checagem! Comece com notícias simples. Ao longo do processo você vai perceber que os alunos passam a procurar por temas de interesse pessoal, abrindo um leque cada vez maior de notícias a serem checadas.

No site do projeto você encontra os planos de aula, modelos de checagem e os nossos selos.
E se precisar de alguma ajuda, é só chamar!


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