5 Dicas para ter mais Organização Digital

 




Como anda a sua organização digital?

Será que é importante arrumar suas pastas no Drive da mesma forma que as gavetas do seu armário? 
Antes de baixar a Marie Kondo digital, é importante a gente refletir um pouquinho sobre porque se organizar e desapegar digitalmente. 

Se você é como eu, que se interessa pelos mais diversos assuntos, desde astrologia até alfabetização científica, passando pela educação, sociologia e cultura geek, muita, mas muita coisa pode chamar a atenção. Além disso, para quem veio do século passado, a disponibilidade do digital é muito sedutora. Antigamente, para ter acesso a uma informação (e a partir dela construir conhecimento) era necessário sair de casa e buscar uma boa biblioteca. Demandava recursos, inclusive econômicos (o transporte para a biblioteca pública mais próxima, por exemplo) e nem sempre estava ao alcance. Com a internet, é possível acessar essas informações com alguns cliques. Então, muitas vezes, salvamos para ler depois ( que é muito salutar e também é uma dica de organização). Baixamos arquivos, salvamos links, vemos dezenas de sites e informações todos os dias. Aí, quando vemos, temos uma quantidade enorme de arquivos digitais. Mas e ai? Todos são importantes para serem lidos? Antes que você responda, reflita que há um recurso finito seu, que não tem como ser reposto... seu TEMPO. Tempo de vida, tempo de leitura, de conviver com quem se ama, de fazer o que lhe dá prazer, de descansar, de trabalhar... E aí que começa nossa jornada de organização.


Não sei se você já assistiu ou leu sobre o método Marie Kondo, mas achei um comparativo interessante para a gente trazer aqui. Basicamente, para organizar precisamos separar o joio do trigo, ou o que realmente é importante do que é supérfluo. E para Marie Kondo, ela fala da sensação, se aquela peça lhe traz alegria, é sinal para mantê-la.

Bem, por que acho importante a organização digital? (lembrando que nesse caminho sou apenas uma jovem padawan, afinal apesar do meu ascendente ser em virgem, todo meu mapa tem muita interferência do meu aquário solar, kkk). Mas vamos ao ponto principal:

 Ao se organizar digitalmente, você ganha TEMPO;

Agora, que acho que te convenci, vamos às dicas para se organizar digitalmente:

1) Crie um sistema de nomenclatura e numeração de pastas no Meu Drive: Chega lá no Drive e vê como estão as coisas... Arquivos soltos podem ser difíceis de serem localizados, então é legal colocá-los em pastas nomeadas para cada área da sua vida digital. Eu gosto de colocar números entre chaves com o nome ao lado; Também criei um sistema de cores, por exemplo, pastas pessoais em rosa; Estudo em azul, etc.



2) Verifique seu armazenamento, e o quanto você está consumindo de seu espaço  (mesmo que você tenha uma conta educacional, todos já sabem que a partir da metade de 2022, o armazenamento ilimitado acabará, então...). E a partir daí ver os maiores arquivos. Para isso, você deve logar no Meu Drive e clicar em Armazenamento. 


3) Essa ação é para ser feita concomitantemente com as dicas 1 e 2. É o método Marie Kondo. Verifica se esses arquivos que você tem fazem sentido para você hoje... Se não trouxer um quentinho no coração, mande embora. Delete e limpe a lixeira. (Caso sinta um pouco de insegurança, você poderá também colocar esse arquivo em uma pasta de leituras aleatórias futuras - mas se passar mais de um ano sem nem tocar nele, considere fortemente mandar pra lixeira).

4) Cada coisa em seu lugar - como pontuado na dica 2, o armazenamento ilimitado está com os dias contados. E pode ser que exista no seu Drive arquivos bem grandes que poderiam ser movidos para plataformas mais adequadas, como por exemplo... vídeos. Muitas vezes guardamos a gravação de Meets e eles ocupam muito espaço. O ideal é subí-los para seu canal no Youtube, podendo deixar este vídeo como não listado ou privado. Só observe se nessa gravação não tem trechos de filmes, músicas ou imagens com direitos autorais reservados.

5) Google Fotos - O Google Fotos também ocupa espaço de armazenamento em nuvem, então, o melhor a ser feito é usá-lo a seu favor. Pesquise com a dica 2 se não tem imagens no seu Drive, e migre-as para o Google Fotos. No Google Fotos, você pode criar pastas temáticas também, organizando tudinho. Isso poupará muito tempo quando você quiser encontrar aquela foto tirada em 2016 com a galera da escola.

Dica extra - Verifique no seu Gmail se você não está recebendo newsletters e outros tipos de informações que não fazem a menor diferença para você e que está só lotando sua caixa. Aproveita nessa faxina e clique em unsubscribe naquelas mensagens que não fazem mais sentido. Também poderá criar filtros para organizar suas mensagens e marcadores, assim facilitará muito sua busca no futuro.

Comentários