9 ideias de atividades interativas com Jamboard



Você conhece o Jamboard? É uma ferramenta de quadro digital interativo. Ele é incrível, fácil de usar e uma ferramenta super útil e versátil para aulas! Hoje vamos trazer aqui 9 ideais de como usar o Jamboard em suas aulas - e alguns modelos também, é claro ;)

  Se você ainda não conhece o Jamboard, aqui nesta página você encontra dicas e recursos para conhecer melhor a ferramenta!


Dica de mestre (1): use uma imagem no plano de fundo para adicionar instruções e tudo o mais que você não quer que seja modificado pelos alunos. Desta forma, os alunos poderão escrever em qualquer lugar da tela sem se preocupar em mudar ou mexer em alguma coisa que você escreveu! Para criar uma imagem para o plano de fundo, você pode usar o Google Slides. Crie a imagem que você gostaria em um slide, salve o slide como imagem, e depois é só inserir essa imagem como plano de fundo no Jamboard. 


Dica de mestre (2): Todos os modelos nesse post estão com permissão de visualização. Para conseguir editar o post, faça uma cópia para você (clique nos 3 pontinhos e clique em fazer cópia). Vamos às ideias!




1. Check-in


Esse é um momento muito importante das nossas aulas! É um momento de chegada e de alinhamento do professor com seus alunos. Pode ser um momento para vocês se conectarem em um nível mais pessoal, ou pode também ser um momento para checar o que seus alunos já conhecem ou lembram sobre determinado tópico.


Um mural do Jamboard como esse aqui pode ser uma ótima ferramenta para coletar os interesses dos seus alunos e assim vocês se conhecerem melhor! Adicione categorias que te interessem (música, séries/ filmes, comidas, livros, atividades de lazer etc) e peça que seus alunos adicionem seus interesses com imagens, links ou texto!


Você também pode adicionar uma pergunta e os alunos adicionam sua resposta ao quadro com notas adesivas. Esse modelo aqui te ajuda a coletar as respostas separadamente. Associe um número a cada aluno e peça que eles usem o quadrado respectivo para colocar sua contribuição!


E que tal essa montanha russa para seus alunos dizerem como estão se sentindo naquele dia? Cada um adiciona uma nota adesiva com seu nome em um lugar da montanha russa que represente seu humor.
 

2. Tíquete de saída


Iniciamos a aula com um check-in para conhecer nossos alunos e podemos terminar a aula com um check-out ou um tíquete de saída, que nada mais é do que o momento para checar o que nossos alunos aprenderam. Um quadro do Jamboard com uma boa pergunta também pode ser uma ótima forma de reunir feedback dos seus alunos. Neste aqui os alunos comentam algo que gostaram na aula, algo que não foi tão legal e uma sugestão. O sinal de trânsito pode ser usado de diversas formas, com cada cor do sinal representando uma coisa, como por exemplo:
  • coisas para começar, manter ou acelerar | coisas a desacelerar ou repensar | coisas a parar de fazer
  • uma conquista | uma área para melhora | um desafio

3. Discussões e Brainstorming (ou toró de ideias)

Às vezes os alunos têm dificuldade em expor suas opiniões em público - pode ser por falta de ideias, por receio de se expor ou qualquer outra razão. Quando isso é feito de forma anônima em um quadro digital, as contribuições normalmente são mais numerosas e de maior qualidade. E podem até servir de embasamento para uma posterior discussão oral!
É possível fazer listas de prós e contras, discussão sobre um tema/ pergunta central, concordo/ discordo...


4. Vocabulário

No Jamboard, é fácil arrastar imagens/ texto para lá e pra cá, o que ajuda a criar atividades bem legais para trabalhar vocabulário. Você pode por exemplo inserir uma foto de um cômodo da casa como imagem de fundo e os alunos deverão adicionar notas adesivas com o nome dos móveis. Você também pode adicionar palavras diversas e pedir para os alunos separarem em categorias diferentes (por exemplo, palavras relacionadas e comida que devem ser categorizadas em legumes, verduras e frutas). Os alunos podem também criar um pictionary da turma. Sempre que aprenderem novas palavras, eles devem adicionar uma imagem, a palavra e o significado a um Jamboard da turma.Veja algumas ideias aqui.


5. Poesia magnética

Você já deve ter tido ou visto aqueles imãs de geladeira com diferentes palavras para você criar frases. E se a gente reproduzisse isso num Jamboard para os alunos criarem suas próprias frases/ poesias? Você pode criar um conjunto de notas adesivas com palavras. Depois de criar seu banco de palavras, compartilhe o Jamboard com seus alunos para eles criarem suas próprias poesias!


6. Brain Dump (ou " despejo do cérebro")

Brain dumps são uma ótima maneira de os alunos compartilharem o que sabem sobre um tópico. Você pode usá-los para introduzir um novo tópico para ver o que os alunos já sabem ou no final de um tópico para ver o que eles aprenderam. Eles podem adicionar imagens, notas adesivas, setas e até escrever nele. Veja esse modelo aqui!


7. Rotinas de pensamento

As rotinas de pensamento ajudam a tornar visível o aprendizado para o próprio estudante e para os educadores. São estruturas simples como um conjunto de perguntas ou uma sequência de etapas Que ajudam os alunos a refletir e organizar suas ideias. A ideia é que elas se repitam, por isso são chamadas “rotinas”. Nesse Jamboard aqui você encontra algumas dessas rotinas.


8. Votação

Gere discussão pedindo aos alunos que votem em algo representado por várias imagens no Jam. Peça aos alunos que criem notas adesivas com seus nomes e justificativa perto da imagem em que estão votando.
 

9. Alfabetizacao 

E que tal usar o Jamboard na alfabetização? Os alunos podem arrastar as letras para formar palavras! Ou você também pode usar no aprendizado de novo vocabulário em inglês, por exemplo.


Curtiu as ideias? Tem mais alguma ideia legal para usar o Jamboard com seus alunos? Compartilha com a gente aqui nos comentários!

Comentários

  1. Respostas
    1. Oi, Henrique! Você pode tentar novamente? Tivemos um problema com os links mas já foi consertado! ;)

      Excluir

Postar um comentário