2 ferramentas para você fazer a turma delirar com a criação de animações

 



Quem não gosta de ver um vídeo? E uma animação?
Que tal levar seus alunos a produzirem as animações deles?
Já pensou na sua turma fazendo uma Mostra de Animações?

A animação é uma linguagem artística que foi sendo aperfeiçoada a partir do uso de ferramentas tecnológicas e que agora está ao alcance de todos, inclusive de nossos alunos. Criada no século XIX, essa forma de se comunicar vem atraindo cada vez mais o gosto das pessoas. Isto porque a ideia de registrar imagens em movimento e transformá-las em vídeo estimula a imaginação de quem assiste e desenvolve a criatividade de quem produz.

Então! Vamos inseri-la como mais um recurso ou até mesmo um conteúdo para a sua disciplina. Os vídeos podem ser produzidos com gravuras, desenhos, objetos e figuras de massa de modelar. E olha, que se bem explorados rendem projetos riquíssimos em conteúdo e criatividade.

Você também pode usar ferramentas digitais que possuem banco de imagens prontos e funcionalidades bem práticas para a criação. Vamos citar aqui duas dessas ferramentas.

É um criador de vídeos de animação do tipo do-it-yourself (#DIY), ou seja, “faça você mesmo(a)” online, que traz apresentações com qualidade de estúdio ao alcance de todos. Para usar a ferramenta você não precisa ser um designer para conseguir fazer umas animações super legais. No Animaker, é só usar um dos templates e ir adicionando ou trocando os itens e personagens e sua animação estará pronta em alguns minutos! E ainda dá para você acrescentar narração com sua voz. Já imaginou que legal? E que riqueza, porque os textos devem ser criados com antecedência e revisados pelo(a) professor(a) para que tudo saia além de bonito, com qualidade. 
No site do recurso animaker.com você cria a sua conta com login e senha e depois, é só provocar a garotada a levar o que está aprendendo nas suas aulas para o mundo das animações. O site garante que o custo é “zero” para você fazer seus vídeos.

Com o PowToon, que também é gratuito, você e seus alunos podem criar vídeos animados explicativos interessantes, demonstrando assuntos estudados que podem e devem ser compartilhados com a comunidade escolar ou até mesmo, apenas entre eles. Além de desenvolver a criatividade, desenvolve também outras competências como a colaboração, a cultura digital, a criticidade, sem deixar o conhecimento específico de seu componente curricular. O PowToom também oferece banco de templates e imagens gratuitas.

Como no Animaker, para usar o PowToon, você precisa criar a sua conta com login e senha.

Criar vídeos é uma habilidade que os alunos vão levar para a vida toda pois, nos dias atuais todos os setores e departamentos produzem vídeos para se comunicar com o seu público.

Bora, levar a turma para um agito e criar animações!









Comentários