4 maneiras de aprofundar o conteúdo com YouTube.

4 maneiras de aprofundar o conteúdo com o YouTube.

Já pensou em aprofundar o conteúdo das suas aulas de uma forma mais interativa e engajadora, onde seus alunos possam desenvolver a criatividade, a colaboração, o pensamento crítico e a comunicação. Saiba como usar o YouTube para promover diferentes experiências de aprendizagem e aprofundar o conteúdo. 



1. Crie playlists no YouTube

O Youtube pode ser uma excelente ferramenta para estender o aprendizado além da sala de aula. Você pode escolher alguns vídeos sobre a matéria, criar uma playlist e convidar seus alunos a conhecerem outras perspectivas e abordagens sobre o tema. Selecione algumas perguntas norteadoras na descrição da playlist e peça para seus alunos deixarem suas respostas na área de comentários. Incentive a turma a usar a área de comentários como um fórum. Dessa forma, eles poderão interagir e aprender com os colegas.


2. Crie playlists colaborativas e multidisciplinares no YouTube

 

Quer tornar essa experiência ainda mais interessante? 

 

Que tal transformar  sua playlist em uma lista colaborativa  e multidisciplinar? 

Convide professores de outras matérias para adicionarem vídeos sobre as causas e consequências da Revolução Francesa,  como, por exemplo: o crescimento demográfico,  a urbanização, o surgimento do operariado, a exploração do trabalho, o processo de universalização dos direitos sociais e mudanças nas artes e na cultura.

3. Vá um pouco mais além: Alunos curadores de conteúdo



       E se seus alunos fossem os responsáveis por criarem suas próprias playlists? 

Outra forma de estender o aprendizado é  promover a autonomia e autoria dos seus alunos  Divida seus  alunos em grupos e peça para criarem playlists colaborativas sobre a matéria estudada em sala de aula. Você pode escolher temas diferentes para cada grupo e pedir para que as playlists sejam compartilhadas. Não esqueca de incluir um momento de troca entre os grupos. Esse momento pode ser síncrono (durante a aula) ou assíncrono (através de perguntas e comentários).

 4.  Incentive a autoria. Alunos autores de conteúdo

           




 Hoje em dia muitos dos nossos alunos têm seu próprio canal no YouTube e se interessam por criar seus próprios vídeos. Uma outra ideia que pode ser bastante engajadora é convidá-los a produzirem vídeos sobre a matéria, incluindo suas reflexões e questões e, depois,  compartilharem esses vídeos com seus colegas e professores. 


Gostou das ideias, por favor, deixe seus comentários.


 

Comentários