Como fazer uma boa gestão de tempo com Google Agenda

 Como fazer uma boa gestão de tempo com Google Agenda





Nós professores lidamos com  inúmeras demandas no nosso dia a dia. Precisamos coordenar e planejar atividades dentro e fora de sala de aula.  Afinal, o  trabalho do professor não se limita à sala de aula e a seus alunos. Há planejamento de aulas, testagem, devolutiva, conselhos de classe, reunião de pais, reunião com a coordenação, planejamento de projetos e atividades extras .

O Google Agenda pode ajudar muito na otimização de tempo do professor, e, consequentemente, melhorar seu desempenho, sua eficiência, sua qualidade de vida e diminuir seu estresse.
 


Separamos para vocês algumas dicas de como usar o Google Agenda para fazer uma boa gestão de tempo e ter uma vida profissional com menos estresse.

1. Agendamento de horários

Agora dentro  Google Workspace for Education é possível realizar agendamento de horários. Com essa nova atualização do Google Agenda você pode disponibilizar horários para reuniões com pais, dar feedback para alunos e  marcar aulas de apoio. Você escolhe alguns horários usando a função agendamento de horários e as partes interessadas escolhem o melhor horário. Dessa forma você agrega flexibiliade e escolha para todas as partes envolvidas, dando mais oportunidades para uma melhor interação.


2. A importância do foco

Sabemos que a vida do educador envolve muito planejamento e correção e precisamos prever esses momentos no nosso planejamento. Somente conseguimos realizar nossas tarefas se planejarmos intervalos de tempo realistas para cumprí-las. Pensando nisso, o Google Agenda introduziu uma nova funcionalidade chamada hora de concentrar (focus time). Não esqueça de alocar tempo para seu planejamento de aulas, correção de atividades. Dessa forma, você terá uma visão mais precisa do seu trabalho e dos seus prazos.


3. Analise como você tem usado o seu tempo.

Para entendermos como estamos usando o nosso tempo, é essencial analisarmos dados. No Google Agenda podemos visualizar melhor como estamos alocando nosso tempo durante a semana  Para isso, basta clicar em estatísticas de uso do tempo (tune insights) e refletir um pouco sobre a distribuição de tarefas durante a semana. 


4. Revise e atualize sua agenda e suas interações


Depois de analisarmos como  alocamos nosso tempo, uma boa estratégia é  repensar como podemos ser mais eficientes. Será que estamos separando tempo suficiente para o planejamento das nossas aulas? Incluímos o tempo necessário para reunião de pais e de conselho de classe? Como foi essa semana comparada com as anteriores? Se foi uma semana de mais trabalho, consigo explicar o motivo? Quando respondemos essas e outras perguntas, conseguimos entender melhor nossa eficiência e vislumbrar uma possibilidade de reestruturação na nossa gestão de tempo.



Alguns educadores constatam que passam muito tempo em reuniões muito longas e que podem usar estratégias para torná-las mais curtas tais como enviar a ata no convite e estabelecer um tempo limite para cada contribuição. E você? Como está a sua gestão de tempo? Será que você poderia ter mais tempo livre? Compartilhe conosco os seus achados e estratégias.




Comentários

  1. Excelente! Estava precisando me organizar. Vou usar essa ferramenta!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário