7 tesouros escondidos do Google

Chrome Canvas


Sabe aquelas ferramentas não tão conhecidas ou escondidas? Aquelas que a gente nunca ouviu falar ou nunca entendeu muito bem para que serviam? Pois então, vamos hoje falar sobre 7 dessas ferramentas e seu potencial para nossas aulas!

1. Busca instantânea com a omnibox



Você sabe o que é a omnibox? Sabe usar as buscas instantâneas? Às vezes, o Google vai além da lista normal de resultados de pesquisa, fornecendo cartões de pesquisa instantânea na parte superior da página. Esses cartões contêm incluem controles interativos e podem ser muito legais para dar aquela incrementada na sua aula!

Algumas ideias:
Por exemplo, digite spinner e receba uma roleta numerada para girar (podendo mudar a quantidade de números). Você pode usá-la para chamar alunos aleatoriamente para apresentar um trabalho ou responder uma pergunta, pode determinar uma pergunta a ser respondida em cada número ou até mesmo determinar uma ação a ser feita em cada número que cair!



Você também pode encontrar dado (digite d6 na omnibox para receber um dado de 6 faces ou d12 para um dado de 12 e assim sucessivamente) ou moeda (digite flip the coin). Se você dá aulas de música, pode também pedir um metrônomo ou se dá aulas de matemática, uma calculadora! E para se divertir naquela hora do brain break, que tal jogar pacman?

2. Chrome canvas

Uma tela de desenho livre de rápido acesso que permite criar e salvar imagens com facilidade. Com esta ferramenta você pode:
  • Começar com uma tela em branco ou você pode fazer upload de uma imagem para desenhar em cima (que tal um mapa? Ou um papel gráfico?)
  • Desenhar com um lápis, caneta, marcador ou giz, em uma variedade de cores, ou apagar o que você desenhou.
  • Exportar seu produto final como uma imagem para download

3. AutoDraw

Mais uma ferramenta de desenho! Você desenha objetos à mão livre e com o auxílio de inteligência artificial a ferramenta irá interpretá-los e “corrigir” em imagens utilizáveis. Você pode redimensionar, reposicionar, recolorir e até baixar as imagens para criar algo incrível! É uma ótima ferramenta para seus alunos usarem para criar histórias e também para ver como a inteligência artificial pode funcionar.



4. Experiments for learning


Uma coleção de experimentos seja para a sala de aula ou para aprender em casa. Crie música, faça arte, faça viagens virtuais e muito mais.

A Pri Pruter já fez diversos posts como esse aqui sobre experimentos com música, mas além desses há vários outros:

Que tal aprender um pouco sobre machine learning

Ou fazer uma visita a Marte? Ou aprender código Morse

Ah, vale a pena dar uma espiada nos experimentos do Google Arts & Culture também!

5. Sir Links-a-Lot

Sir Links-a-Lot é uma extensão do Chrome que permite modificar o URL de documentos Google (docs, sheets, slides etc). Você pode criar um link para modelos, forçar uma cópia, visualizar ou download de PDF com apenas um clique! A extensão facilita muito a vida do professor que quer compartilhar links com sua turma.

6. Glide

Uma forma simplificada de criar um aplicativo! O Glide, ou Glide Apps é uma plataforma incrível que junta a base de dados de uma planilha, e uma interface interativa para construir um apps de forma fácil e rápida! Escolha uma planilha e o Glide gera instantaneamente um aplicativo ou site real e funcional para você começar, ou escolha um dos modelos disponíveis no site!

7. CRXcavator

Uma ferramenta on-line para explorar as extensões do Chrome e ver se elas são seguras. É importante estar sempre consciente das permissões que você está dando a qualquer extensão!


E aí? Qual desses você quer experimentar primeiro?









Comentários

Postar um comentário