Música no Docs?

 



Eis uma novidade daquelas que ninguém imagina: transformar o Google Docs em um programa de música!  Para fazer isso é necessário instalar um complemento chamado MUSIC SNIPPET (que vai funcionar tanto no Docs quando no Apresentações).

Abra um Documento Google e clique em EXTENSÕES:


Na janela que abrir, digite MUSIC SNIPPET. Clique para instalar na sua conta. 
Após a instalação, você deve clicar em Extensões para acessar o complemento, só que dessa vez, ele vai aparecer numa lista, como a demonstrada abaixo:



Basta clicar em OPEN para iniciar a brincadeira. Gravamos um vídeo para mostrar como é o funcionamento da ferramenta. Confira!



O processo é o mesmo tanto para o Documentos quanto para o Apresentações!

A ferramenta pode ajudar quem quer trabalhar com teoria musical ou apenas explorar esse conteúdo, mas de uma maneira muito mais simples do que se costuma fazer. Atualmente, para fazer partituras de música, você precisa criar uma conta em alguma plataforma de editoração musical profissional (e que costuma ser mais complexa de utilizar) ou então comprar um software específico para isso.


Com o Snippet é possível explorar as notas musicais, os ritmos, conceitos de dinâmica (forte, suave), alterar o andamento da música (mais rápido ou mais lento). Nossa dica é: explorar a possibilidade de dar play nas notas ANTES de inserir o Snippet no Docs. Após inserir, não será possível tocar ou editar (apenas com uma conta Flat for Education). 

Você tem algum aluno que toca algum instrumento musical? Faça uma pesquisa na sua turma! Quem sabe com essa ferramenta você não consegue desenvolver um projeto para que alunos que já saibam sobre teoria musical possam ser MENTORES de alunos que nunca tiveram contato com educação formal de música! 

Esse complemento pode ser aproveitado dentro do conteúdo de Arte mas também em conteúdos interdisciplinares como, por exemplo, em projetos STEAM! Música tem tudo a ver com matemática e física, mas também se conecta com geografia, história, língua estrangeira e tantas outras áreas! 

"Aprendeu música com quem? Com a minha professora, no Google Docs!"

Clique AQUI  para instalar em seu computador e não deixe de compartilhar com o GEG Brasil se você gostou da nossa dica! 

Comentários