Slide in Concert

 




Você usa o Apresentações só para mostrar conteúdo em sala de aula? Pera lá! Essa é uma das ferramentas mais potentes que temos quando o assunto é interação com os nossos alunos! 

A proposta hoje é transformar o Apresentações em uma sala de concerto virtual e que pode ser usada por qualquer área de conhecimento e em qualquer nível de ensino: transformamos cada slide em um vídeo musical. Dessa forma, criamos uma sala de concerto com shows e apresentações musicais selecionadas pelos próprios alunos!

"Ahhh, mas isso é a mesma coisa que uma playlist!". Não é não! Quando vamos a um concerto ou show, experimentamos não somente a experiência auditiva que a música proporciona, mas também a visual. Vislumbramos as luzes do espetáculo! Lemos o programa com as informações das músicas! Passamos pelos corredores do teatro, procuramos a entrada correta e muitas vezes somos surpreendidos durante o show com músicas novas! 

Nessa proposta virtual, podemos criar um pouco dessa experiência: a surpresa ao "entrar" em cada sala, ler a descrição do que vamos ouvir, conhecer mais profundamente nossos colegas e professores. 

Então vamos imaginar uma situação hipotética aqui: uma sala com 35 alunos. Cada um pode criar uma seleção especial de vídeos do Youtube com seus artistas favoritos, ou por exemplo, dentro de uma temática específica. A imaginação aqui é o limite... E podemos claro, criar uma sala de concertos coletiva, onde grupos irão fazer essa curadoria.

No modelo abaixo, colocamos um pipoqueiro na entrada da sala de concertos e dentro temos 6 espaços virtuais. Cada retângulo é um botão clicável e que leva o espectador para dentro da sala virtual. Em cada sala dessas haverá um vídeo selecionado pelo próprio aluno, porém ele vai precisar explicar o que vamos ver nesse vídeo, como se fosse um programa com as informações do concerto! 



Falamos muito sobre o protagonismo do estudante em sala e trazer suas músicas preferidas pode ajudar a criar uma conexão especial entre alunos e professores. Além do mais, a arte tem papel fundamental na formação crítica de todos nós e é uma forma de expressão importante que muitas vezes fica de fora das escolas. 

Outra ideia também é apresentar um modelo e deixar que os alunos criem seus próprios espaços artísticos virtuais, decidindo como será a bilheteria, hall de entrada, cores de cada sala, etc.

Portanto, é mais que uma simples playlist! É uma atividade onde o aluno fará uma curadoria e será responsável por juntar informações sobre os artistas, obras, letras, assim como, definir a identidade visual do seu espaço virtual! Haja criatividade e pesquisa!



Então podemos compartilhar essas salas virtuais com toda a turma, com toda a escola e até mesmo incluir as famílias para que compartilhem suas seleções musicais! Claro que sabemos que algumas pessoas podem ter dificuldade para incluir um vídeo no Apresentações, mas aqui segue um tutorial muito simples que pode ajudar:

Como adicionar um vídeo a uma apresentação
  1. No computador, abra um arquivo no Apresentações Google.
  2. Clique no slide em que você quer adicionar o vídeo.
  3. Clique em Inserir. Vídeo.
  4. Escolha uma destas opções para encontrar seu vídeo: Pesquisar no YouTube. Por URL. Google Drive.
  5. Escolha um vídeo.
  6. Clique em Selecionar.

Temos também esse vídeo com uma explicação muito simples de como utilizar vídeos do Youtube no Google Apresentações:




Sabemos que professores amam de paixão um modelo pronto para facilitar a vida, não é mesmo? Então para quem chegou até o final dessa postagem, fica aqui nosso presente: 

Clique AQUI para criar uma cópia do modelo para usar com suas turmas! 

Gostou da ideia? Compartilha esse post com sua comunidade escolar e marca a gente nas redes se usar ou adaptar essa ideia, hein? 


Comentários