Vamos jogar usando o Google Formulário?

 

Vamos jogar usando o Google Formulário?






Muito se menciona sobre o poder dos jogos e da interação para o  aumento do engajamentos dos estudantes na sala de aula. Porém, sabemos que dentro de uma sala de aula temos uma diversidade de indivíduos com interesses distintos.. Quando criamos uma atividade padronizada para toda turma , dificilmente conseguimos o entusiasmo de todos. E se criássemos jogos mais personalizados? 
 

1. Você já ouviu falar sobre jogos de escolha?


 Jogos de escolha, também conhecidos como jogos narrativos interativos permitem que o  jogador siga seu caminho de preferência. Em outras palavras, eles permitem que  a cada etapa os estudantes controlem seus passos alterem o percurso dos protagonistas e até mesmo o final da história.




                              

Podemos adaptar esse formato e criar atividades para qualquer disciplina. Se você for um professor de história, por exemplo, pode criar caminhos para que um mesmo momento histórico seja descrito por diversos personagens. Imagine falar sobre a revolução francesa sobre o ponto de vista de um camponês, um habitante de uma grande cidade e de um membro da monarquia. Com certeza teríamos histórias bastante diferentes.




Com o Google Formulário  é possível desenvolver esses jogos de uma forma bastante simples. Siga o passo a passo abaixo, coloque um pitada de criatividade e personalize um pouco mais suas atividades.




Agora vamos descobrir como podemos começar:


2. Usando árvores de decisão para planejar seu jogo interativo.

A melhor forma de planejar seu jogo interativo é usarndo um esquema de árvore de deisão. Comece com 3 caminhos e para cada um construa novas opções. Uma ferramenta muito boa para esquematizar a jornada do seu formúlário é usar o Google Desenhos.





3. Como fazer isso num Google Formulario

  • Crie  um Google Formulário de dê  um título
  • Antes de adicionar uma pergunta, adicione uma nova seção ao formulário. Use o plano que você criou no Google Desenhos ou Google Docs para saber quantas seções você precisará.
  • Dê a cada  à seção um título e uma descrição.



  • Volte para primeira seção e edite a primeira pergunta de múltipla escolha. Clique em "Pular para a seção" com base na resposta .
  • Usar a opção para direcionar os usuários do Formulários para seções  específicas com base nas respostas selecionadas.
  • Adicione este tipo de pergunta a todas as seções até que o plano seja concluído.


4. Ferramentas para tornar seu jogo ainda mais interessante


Depois de construir o "livro jogo" da sua  disciplina, você ainda pode torná-lo mais interessante. O Google Formulário permite a inclusão de links e vídeos. Dessa maneira você pode expandir o aprendizado e convidar seus alunos a assistirem vídeos ou ler em blogs sobre o assunto antes de escolherem suas trilhas de narrativa..



5. Aumentando a autonomia do estudante


Essa aventura pode se tornar mais desafiadora ainda. Já pensou em pedir a seus alunos para criarem seu Google Formulário interativo sobre algum tema estudado na sua matéria? É só lançar o desafio.

Compartilhe conosco a produção dos seus alunos. Temos certeza que vocês criarão histórias e jogos fantásticos.

Comentários