Como Trabalhar o Setembro Amarelo com as Ferramentas Google na Escola?

 


Olá, Educador do GEG Brasil! 👋🏽
Tudo bem com vocês?

Que tal preparar uma abordagem transformadora com a temática do Setembro Amarelo na sua Escola? 🎗️

Neste artigo, mostrarei sete dicas práticas e inovadoras para você, educador, abordar questões de saúde mental em sala de aula, utilizando as ferramentas Google. 😉

Este é um convite para mudarmos vidas, capacitando alunos a lidar com questões de saúde emocional e mental de forma positiva e construtiva. 🙏🏾


1. Utilize o Youtube para Compartilhar Histórias Impactantes 🎥

A primeira dica é iniciar a aula criando um espaço seguro para que os alunos identifiquem experiências, então promova a empatia e compreensão sobre o bullying utilizando o YouTube para compartilhar histórias reais de pessoas que enfrentaram o bullying e conseguiram superá-lo. Isso pode ser incorporado ao seu esforço educacional de uma forma impactante e memorável.

2. Abra Diálogos Significativos com os Documentos Google 🗣️

Incentive discussões abertas sobre saúde mental. Use o Documentos Google para criar um documento colaborativo onde os alunos possam escrever anonimamente suas preocupações, perguntas ou pensamentos. Isso cria um espaço seguro para expressar emoções e buscar ajuda quando necessário.

3. Crie Uma Curadoria de Recursos Acessíveis 🦻

Professor/a utilize o Google Drive para criar e compartilhar uma pasta com recursos relacionados à saúde mental e emocional, como livros, sites, jogos, artigos, vídeos e apresentações. Disponibilize, também, informações sobre como buscar ajuda profissional e quais recursos estão disponíveis na escola ou comunidade.

4. Crie Campanhas de Conscientização com o Google Apresentações 📋

Incentive os alunos a criarem campanhas de conscientização sobre saúde mental. Use o Google Apresentações para que eles desenvolvam slides, banners, panfletos, infográficos entre outros arquivos envolventes que possam ser compartilhadas com toda a escola. Isso empoderará ainda mais os alunos, e os ajudará a se tornarem defensores ativos do bem-estar mental.

5. Realize Exercícios de Mindfulness com o Youtube 🎶

Introduza práticas de mindfulness com a ajuda do Youtube. Realize sessões curtas de mindfulness para ensinar aos alunos técnicas de relaxamento e foco, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade.

6. Crie uma Rede de Monitoramento e Apoio 💛

Utilizando o Formulário Google você, educador/a, poderá criar pesquisas de bem-estar emocional e mental. Isso permite que os alunos avaliem seu próprio sentimentos e pensamentos e forneçam informações que podem indicar a necessidade de apoio extra.

7. Criar um Projetos de Sensibilização no Google Sites 🔗

O que vocês acham da ideia de encorajar os estudantes a desenvolverem um projeto de sensibilização sobre saúde mental e emocional. Professor, você pode usar o Google Sites para criar páginas da web informativas onde eles possam compartilhar os recursos, histórias inspiradoras, vídeos, fotos e dicas para o cuidado com a saúde mental.

Atenção! ⚠️⚠️⚠️

Educador/a, o Setembro Amarelo é uma oportunidade de ouro para transformar a maneira como abordamos a saúde mental na sala de aula. Ao utilizar essas dicas com as ferramentas Google de maneira inovadora, você estará criando um ambiente de aprendizado que promove a conscientização, o apoio mútuo e o desenvolvimento de habilidades essenciais para lidar com questões de saúde mental. 

Logo, fica aqui este convite para capacitar os alunos e promover um ambiente de aprendizado saudável, compassivo, empático e mais seguro.


AGORA É COM VOCÊS! 🫵🏾

Chegou a sua vez de fazer a diferença!

Compartilhe conosco suas experiências e ideias nos comentários abaixo. Vamos juntos criar uma comunidade de educadores comprometidos com o bem-estar mental e emocional dos nossos estudantes.

Juntos, podemos mudar vidas e construir um futuro melhor para nossos alunos!


Até nosso próximo post! 
Prof. Gêrlan Cardoso
Líder GEG Arapiraca

Comentários