Desbravando o Mundo da Inteligência Artificial - 5 atividades para fazer com crianças


Quem disse que inteligência artificial é coisa só de adultos? É claro que algumas ferramentas e plataformas são sim para maiores de 18 anos, como já falamos por aqui. Mas hoje vamos falar sobre como podemos introduzir o mundo da IA para as nossas crianças de maneira divertida e educativa.

Por que ensinar (com) IA?

A IA está se tornando uma habilidade crítica para todos os empregos futuros. Ela já está presente em nossas vidas em diferentes aplicativos, como Alexa, reconhecimento facial, correção automática de texto, etc. Ao incluir nas suas aulas atividades que utilizem IA e gerem discussão sobre o assunto, você poderá incentivar os alunos a desenvolver habilidades críticas, criatividade e prepará-los para sua futura vida como cidadãos globais. Além disso, se você puder ajudar os alunos a compreender como as IAs aprenderam o que sabem, isso poderá ajudá-los a compreender como ter o cuidado adequado ao lidar com elas.

Tá, mas por onde eu começo?

Trouxemos hoje aqui 5 ideias de atividades que você pode usar com crianças para começar a ensiná-las sobre IA de forma segura e ajudar a desenvolver habilidades importantes para a interação com esse tipo de tecnologia.


Crie imagens incríveis com o desenho dos seus alunos.

Imagina que legal pegar o desenho dos seus alunos e torná-los em imagens incríveis geradas por IA? Com o Kidgeni, você pode fazer upload de um desenho ou então pode também fazer um desenho usando o mouse. Depois você coloca uma breve descrição do desenho e a plataforma gera uma imagem feita com IA!


Que tal comparar o desenho com a imagem criada? Quais traços continuam presentes? O que foi modificado? Qual representa melhor a descrição?

Será que a IA consegue detectar?

Uma das habilidades da IA artificial é aprender a detectar desenhos, objetos etc. Há diversas plataformas de IA que te ajudam a testar e entender como funcionam esses mecanismos, olha só:
Esses modelos aprendem com MUITAS pessoas jogando. A cada pessoa que joga, o modelo aprende mais e vai se refinando. Um computador que descobre como realizar uma tarefa com base em dados é chamado de Machine Learning ou aprendizagem de máquina, um ramo da IA. O quick draw inclusive disponibiliza uma base de dados com diversos dos desenhos feitos por mais de 15 milhões de jogadores!


 
É interessante deixar os alunos brincarem na plataforma e depois abrir uma discussão para entenderem no que a plataforma foi bem, no que ela deixou a desejar, tentar entender como a plataforma “aprende”, comparar com as habilidades de um ser humano… E abrir também espaço para que os alunos imaginem o que podem fazer com esses tipos de IA? Encontrar pessoas pelo rosto? Diagnosticar doenças olhando fotos de pele, raios X, etc.? Detectar plantas saudáveis e plantas doentes?

Vamos criar arte?

Com plataformas de IA nós também podemos criar e remixar arte! Nesta plataforma aqui, você combina uma imagem sua (ou de uma banco de imagens) com um estilo de arte para gerar uma imagem remixada.



Já neste experimento aqui, você pode remixar e criar peças de arte inspiradas no trabalho de da Vinci. É só arrastar 2 trabalhos para a área central que a plataforma “mistura” os dois e cria um novo!

Será que seus alunos criariam da mesma forma? Por que não comparar uma criação deles com uma criação da plataforma?

Atividades com code.org

Você já conhece a plataforma code.org? Ela oferece recursos gratuitos online, como tutoriais interativos, atividades práticas e cursos completos de programação para pessoas de todas as idades, desde crianças até adultos, com o objetivo de tornar a ciência da computação acessível a todos, independentemente de sua origem ou experiência prévia. E a novidade são as atividades com IA, inclusive para crianças, como:

Crie uma festa dançante com fundos criados por IA

Programe a IA para reconhecer peixes ou lixo

Você consegue identificar a imagem criada por IA?

Uma imagem gerada por IA está escondida entre as obras de arte, será que seus alunos conseguem identificar? Depois de brincar na plataforma, vocês podem discutir como foi o processo de reconhecer as imagens. Foi fácil? Difícil? Que características ajudaram a distinguir a imagem criada por IA?


Um outro experimento legal é usar o site https://thispersondoesnotexist.com/ para analisar as imagens geradas. Sempre que você dá um refresh na página, uma imagem de uma nova "pessoal"é gerada. Nenhuma dessas pessoas existe, são todas criadas por IA. Será que é possível detectar alguma falha nas imagens? Parecem mesmo reais?

Pronto(a) para começar?

Ao integrar essas atividades divertidas e engajantes nas suas aulas, você estará ajudando esses jovens estudantes a se prepararem para um futuro com uma presença cada vez maior de IA. Lembre-se de sempre promover discussões e dar chance para os alunos compartilharem suas ideias e questões durante todo o processo.

Já testou IA com seus alunos pequenos? Como foi? Conta pra gente aqui nos comentários!




Comentários

  1. Que publicação MA-RA-VI-LHO-SA!!!!! Amo ler tudo que escreve, que riqueza e quantas aprendizagens. Obrigada por compartilhar tantos conhecimentos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou testando várias IA's com meus alunos e estou redescobrindo a docência e recriando estratégias pedagógicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário