Organizando seus recursos com o Google for Education

Durante nosso dia a dia pedagógico, acumulamos vários recursos e ferramentas interessantes que, com o tempo, acabam se perdendo entre anotações, blocos de notas e favoritos, não é? Para quem, assim como eu, gosta de manter tudo organizado e fácil de acessar, reunir todos esses recursos em uma planilha pode ser uma boa saída.

Calma! Eu sei que você já ficou ansioso ou ansiosa só de falar em planilha. Confesso que eu também já tive minhas ressalvas, mas te prometo que é possível utilizar esse recurso mesmo que você não seja expert em fórmulas e formatações. 

No meu caso, comecei a utilizar planilhas para organizar os recursos que antes ficavam espalhados por aí. Mas, por que planilhas?

  • Você pode criar uma página por tema. Assim, é possível separar, em uma única planilha, uma página para ferramentas, outra para jogos, outra para objetos de aprendizagem, e assim por diante. Aí, ao abrir essa planilha, tudo o que você precisa estará a um clique de distância, em um mesmo arquivo.
  • Nas planilhas, você pode reservar cada coluna para um campo do seu recurso. Eu, por exemplo, utilizo os seguintes campos: título, link, categoria e palavras-chave (ou descrição). Isso facilita o uso de filtros e a localização do recurso.
  •  Nas categorias, você pode criar uma lista suspensa com código de cores. Isso ajuda na aplicação de filtros e na visualização dos dados. Para isso, basta ir ao menu inserir e escolher lista suspensa e, então, definir as categorias e cores.
Uma vez criada a sua planilha, você tem ainda outras opções. Você pode criar um link encurtado, utilizando um site como o gg.gg ou bit.ly, por exemplo, para personalizar o link e memorizá-lo com mais facilidade. 

Além disso, sempre há a possibilidade de criar um dashboard com o Looker Studio, o que transforma aquela simples planilha em um banco de recursos que pode ser consultado a partir de filtros dinâmicos. 

E, o melhor de tudo, todas essas ferramentas podem ser usadas colaborativamente. Já imaginou fazer um banco de recursos entre você e a sua equipe, que pode ser alimentado e compartilhado por todos?

Quer saber mais sobre essa estratégia? Vem ver o nosso episódio 79 do GEG on Air. E confira também o nosso modelo de planilha e um banco de recursos exclusivamente para você, professor e professora!



Comentários