Três pedidos que fiz pro Gênio da Lâmpada... ops, pro Gemini! E ele me atendeu em segundos



Seus comandos são uma ordem, professor(a)!

Na publicação de hoje, optei por compartilhar algumas experiências que tive com a IA Gemini. Você já a conhece?

Como professora universitária, busco proporcionar encantamento e experiências de aprendizagem enriquecedoras para meus alunos. No entanto, em um mundo imerso em tecnologias e distrações, o desafio de garantir engajamento e participação se torna cada vez mais um imperativo.

Foi então que entrou em cena o Google Gemini, uma ferramenta de Inteligência Artificial. Seus poderes, quase mágicos me permitiram explorar novas formas de ensino, potencializando minhas criações, tornando as aulas mais atrativas e engajadoras, despertando a paixão dos meus alunos pelo aprendizado.

E como na história de Aladim e o Gênio da Lâmpada, vou te mostrar 3 pedidos que fiz para o Gemini e ele me atendeu em segundos.


1. Planilhas e tabelas: O Gemini pode gerar conteúdos dentro de tabelas, planilhas, checklists, cronogramas e outros formatos de acordo com os parâmetros informados. Você pode, por exemplo, montar um controle de avaliação formativa da sua turma.

Avaliações formativas são ferramentas que nos ajudam a dar feedbacks mais rápidos, possibilitando intervenções precisas e personalizadas. Então, eu aproveitei e fiz meu pedido para a criação de planilhas personalizadas para acompanhar o progresso individual de cada aluno, automatizando cálculos e visualizando dados em tempo real. E tudo isso integrado com o Drive. Olha que maravilha! O modelo gerado pode ser exportado para o Google Planilhas, no mesmo instante.

E já que meu pedido é uma ordem, amado Gemini, aí vai:

Pedido 1/Comando:


Imagem: banco de dados da autora

Se você já utiliza essa ferramenta, já sabe que o Gemini cria mais de um rascunho, que são possibilidades e versões para você escolher a que atenda melhor ao que precisa.  Veja como é fácil. E se for preciso, faça as adaptações necessárias. Eu sempre faço!


GIF: banco de dados da autora

2. Criação de estratégias para aulas: A ferramenta pode gerar atividades envolventes, como jogos educativos, simulações interativas, quizzes e atividades colaborativas que estimulam a participação ativa dos alunos. Com estratégias assim, conseguimos tornar o aprendizado divertido e motivador, despertando o interesse e a criatividade de cada um.

Bom, além de ser professora no horário noturno, as disciplinas que leciono, geralmente possuem várias legislações. E como preparar aulas para estudá-las?  Tive algumas ideias com criação de cards e fui buscar ajuda no Gemini. 

Pedido2/Comando:

Imagem: banco de dados da autora

Com as sugestões dos cases e após análise criteriosa, fiz algumas adaptações para atender ao que realmente precisava. Fui então para o Google Apresentações e criei os cards. Com eles planejei a aula levando os estudantes a trabalharem em duplas, organizando os pares de cards. Para isso, os alunos precisavam buscar as informações na legislação, fazendo sua leitura para organizá-los: cases de um lado e artigos da legislação de outro. Para os artigos não citados nos cards, foi solicitado aos estudantes que escolhessem no mínimo dois (2) deles e criassem situações nas quais os respectivos artigos estariam  sendo cumpridos, propiciando uma atividade de reflexão e criação.

Para sistematizar o estudo, solicitamos que as duplas apresentassem o resultado do jogo. E foi neste momento, que fizemos as devidas ponderações e observações relevantes em relação à legislação em estudo.

A aula foi incrível, engajamento total! Acho que encontrei uma forma atrativa e interativa de estudar aquela legislação sem ter que optar por uma aula totalmente expositiva, depois de um dia bastante cansativo para meus alunos, que trabalham durante o dia e estudam à noite. Obrigada Gênio... não! Gemini!


3. Lista de sugestão de nomes e títulos: O Gemini pode gerar sugestões de nomes e títulos do que você quiser. Você pode ser bem específico, informando o estilo ou deixar livre para que ele sugira vários estilos para você.

Bom, a ideia de criar um Blog para que meus alunos pudessem publicar artigos referentes aos conteúdos trabalhados em sala era antiga, mas agora consegui tirar do papel. Porém, criar um nome bem criativo estava me tomando muito tempo. Já tinha escrito vários e alguns, até interessantes, mas resolvi pedir ajuda para meu amigo Gemini. E olha o que aconteceu!

Pedido 3/Comando:


Imagem: banco de dados da autora


Eu vibrei com as possibilidades geradas pelo Gemini. Sempre fazia isso, no papel mesmo, quando precisava gerar ideias de nomes. Mas o Gemini otimizou o meu tempo e ainda me explicou como algumas sugestões se comportariam em relação à imagem a ser passada. Uma verdadeira aula de proposta da marca. Como não pedi a quantidade de sugestões no comando, ele gerou várias dentro de categorias: nomes descritivos, nomes criativos, nomes em  inglês, nomes que incorporavam o meu nome. E ainda me deu dicas para eu escolher o melhor.

Confesso que no início fiquei meio desnorteada com tantas opções super bacanas. Mas fui filtrando e chegando naquela que seria mais a cara do projeto. Nasceu então, o Conexões Universitárias, que estava na lista de nomes descritivos. Parece coisa simples, mas um título atrativo e envolvente provoca a turma e a faz querer participar ainda mais do projeto.

Sobre a atividade em si, vale destacar que, as postagens criadas no Blog, são discutidas em aula, momento em que os alunos autores precisam argumentar sobre o que defenderam em seus textos, que podem inclusive, ter tido a ajuda de IA para criá-los. E por isso, não perdemos a oportunidade de ofertar orientações para conduzir a sua utilização, levando o estudante a refletir sobre o seu uso, como ferramenta para qualificar a sua produção.


Bom, eu falei um pouco sobre o desenvolvimento das atividades para evidenciar que o papel do professor é imprescindível em todo o processo. A IA vai te ajudar muito, vai maximizar suas ações, potencializar o seu trabalho, te dar excelentes ideias, mas jamais fará o que você faz professor(a): humanizar a ferramenta e qualificar o seu trabalho com a sua intencionalidade pedagógica.

Concluindo, o Gemini é mais do que uma ferramenta, é um parceiro que te ajuda a reimaginar o ensino e criar experiências de aprendizagem autênticas e memoráveis. Explore todo o seu potencial e inspire seus alunos a alcançar o seu máximo potencial.


Se você quiser saber mais, deixo duas sugestões:

E aí? Gostou das dicas e dos meus pedidos?
Diga aí, quais são os seus, pra gente trocar algumas figurinhas.
Eu vou amar saber.


Fica a última dica:

Experimente diferentes comandos: o Gemini oferece uma variedade de comandos e opções. Não se prenda a regras. Não tenha medo de experimentar e descobrir o que funciona melhor para você.



Abraço.🥰😘
Vânia Flores
Líder do GEG Varginha






Comentários

  1. Parabéns Mariana, pelo post incrível! As dicas que você compartilhou são realmente úteis e podem ajudar muito os usuários do Chrome a otimizarem sua experiência de navegação. Gostei muito da forma como você explicou cada funcionalidade, com detalhes e exemplos práticos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário