Olá, professores! Hoje, embarcamos em uma jornada pela Taxonomia de Bloom, um mapa do tesouro para o planejamento de aulas incríveis e um aprendizado que transborda os muros da sala de aula. Prepare-se para desvendar como essa ferramenta poderosa pode transformar suas aulas em experiências memoráveis e significativas para seus alunos!
A Taxonomia de Bloom, criada por Benjamin Bloom em 1956, é um sistema de categorização que organiza os objetivos de aprendizagem em seis níveis cognitivos:
- Raciocínio: Analisar, sintetizar e avaliar informações para formar conclusões e julgamentos próprios.
- Aplicação: Utilizar o conhecimento adquirido para resolver problemas, tomar decisões e realizar tarefas.
- Compreensão: Interpretar e explicar informações, demonstrando entendimento do conteúdo abordado.
- Aplicação: Aplicar o conhecimento adquirido em novas situações, demonstrando domínio do conteúdo.
- Análise: Descompor informações em partes menores, identificando seus elementos e relações.
- Lembrança: Recordar informações como fatos, conceitos, definições e princípios.
Em 2000 uma nova versão, aprimorou a original de 1956, expandindo as categorias de seis para oito e redefinindo seus verbos, passando a ser reconhecida como a Taxionomia de Bloom Revisada.
Trata-se de uma ferramenta valiosa para o planejamento de aulas, a criação de avaliações e o desenvolvimento de currículos que atendam às necessidades dos estudantes. Ao utilizar essa ferramenta de forma estratégica, os professores podem promover um aprendizado mais profundo, significativo e engajador, preparando os alunos para os desafios e as oportunidades do mundo atual.
Imagem da Taxonomia de Bloom: original X revisada - FourC Learning
As categorias da Taxonomia Revisada são:
- Lembrar: Recordar informações como fatos, conceitos, definições e princípios.
- Entender: Interpretar e explicar informações, demonstrando entendimento do conteúdo abordado.
- Aplicar: Utilizar o conhecimento adquirido para resolver problemas, tomar decisões e realizar tarefas.
- Analisar: Descompor informações em partes menores, identificando seus elementos e relações.
- Avaliar: Fazer julgamentos sobre o valor, a relevância e a qualidade de informações, ideias e produtos.
- Criar: Gerar novas ideias, soluções, produtos e obras originais.
Para finalizar, gostaria de deixar um presente especial para todos e convite a explorarmos juntos esse tema tão significativo para o contexto que vivenciamos em nossas escolas. Esse material também será dispobilizado com o arquivo completo no livro Tecnologias e Educação e no curso Aplicativos digitais para aprimorar o planejamento siginificativo com a Taxonomias de Bloom, que será disponibilizado em breve em minhas redes sociais.
Lembre-se: O planejamento com a Taxonomia de Bloom é um processo contínuo que exige reflexão, adaptação e personalização. Invista em sua formação continuada, busque novas estratégias e explore diferentes ferramentas para aprimorar cada vez mais suas aulas.
Juntos, podemos construir um futuro educacional mais brilhante e transformador para todos!
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