Me chamo Dayana Cristiny Silva, sou especialista em tecnologia educacional Google for Education. Após minha entrada no mundo digital, minha curiosidade se expandiu ainda mais. Sempre quis contribuir e tenho paixão pela formação docente. Acredito muito na educação e acho que nossos professores precisam de carinho e atenção para aprender sobre esse mundo digital avassalador, nossa quarta revolução industrial.
O mundo digital exige tempo e constância, e com a pandemia da COVID-19, essa revolução chegou de forma avassaladora, não somente em termos de saúde física, mas também mental e profissional. Professores se tornaram influenciadores, especialistas em Meet, Jamboard, Zoom, e em plataformas digitais em geral, para garantir que o ensino chegasse com qualidade aos seus alunos.
Mas onde ficaram todas essas habilidades que aprendemos? Já fizemos uma checagem em nossos currículos? O nosso perfil profissional no LinkedIn está refletindo essas novas competências? Sim, educador! Você precisa brilhar e se empoderar de todas as suas habilidades no mundo digital.
Muitos de vocês ainda acham que não conseguem, que é difícil ou que não vale a pena se inteirar de habilidades digitais, por diversos motivos. Mas sinto em lhes dizer que não só é necessário, como também é exigido pela BNCC, na competência geral 5, que nossos alunos desenvolvam essas habilidades de forma crítica e responsável. E quem os ensinará? Para que isso aconteça, você precisa se preparar, assim como se prepara para mediar conhecimentos dentro de suas disciplinas específicas, contando com a transversalidade do currículo.
John Dewey disse: “Você não pode ensinar hoje da mesma forma que ensinou ontem se seu objetivo é preparar os alunos para o amanhã.” Este pensamento é especialmente relevante na era digital em que vivemos. Para os professores, se manter atualizados e integrados com as tecnologias é essencial para o desenvolvimento dos alunos.
É aqui que a IA pode ser uma aliada poderosa. Ela pode ajudar a otimizar seu perfil no LinkedIn, destacando suas habilidades e experiências de maneira mais eficaz. Ferramentas de IA podem analisar seu histórico profissional e sugerir descrições personalizadas, identificar palavras-chave relevantes e revisar seus textos, garantindo que seu perfil seja atraente e bem-estruturado. Ao utilizar essas tecnologias, você estará mais preparado para enfrentar os desafios do mundo digital e destacar-se no mercado profissional.
Amante de tecnologia que sou, comecei a pensar em como estruturar minha página profissional no LinkedIn para que eu pudesse me conectar com mais pessoas, me inteirar sobre temas relacionados à minha área de trabalho e estudos, fazer conexões legais e estar presente entre os bons. Como disse Guimarães Rosa: “É junto dos bão que a gente fica mió”: uma frase para levar para a vida!
Resolvi me inteirar e aproveitar o que a IA generativa (prefiro chamá-la assim, pois de inteligente não tem nada) tem a oferecer. Aluguei um triplex na sua cabeça? Espero que sim rsrsrs. Falaremos sobre isso em um outro momento. Justamente no LinkedIn, sigo profissionais maravilhosos na área de IA e comecei a me valer de dicas e formações que contribuíram muito para o meu crescimento na plataforma.
Ainda não possuo uma conta Premium porque está cara demais (eu acho). "Patrocina aí, LinkedIn!" Vamos rever essas políticas de pagamento; vocês podem melhorar. Utilizei a própria IA generativa para criar prompts específicos para escrever meu resumo profissional, experiências e título. Dessa forma, alcancei resultados incríveis com conexões super importantes que contribuem bastante para minha vida profissional.
Aqui vai um prompt super legal para dar uma guinada na sua aba "Sobre":
- Prompt para a aba "Sobre": "Como especialista em [sua área], com uma paixão por [sua paixão], tenho me dedicado a [suas principais atividades]. Durante a pandemia, me tornei especialista em [ferramentas digitais]. Minha missão é [sua missão]. Vamos construir um futuro educacional brilhante juntos!"
Compartilhe minha visão de educação transformadora e conecte-se comigo para explorarmos novas possibilidades.
Comentários
Postar um comentário