5 Mentiras que a Gente Conta Sobre IA na Educação

É, parece que vocês gostam quando a gente mal das coisas né? No meu último post por aqui, falei que não aguento mais ouvir falar de IA na educação. Mas no fundo foi mais um post falando sobre IA na educação. Ah, a hipocrisia!

E hoje eu venho aqui complementar o post do mês passado. Muita gente tem falado sobre IA na educação - pessoas com muito a dizer e algumas pessoas só repetindo a massa... E muitas vezes eu vejo uns temas se repetindo e algumas coisas que me deixam incomodada. E é isso que eu vou compartilhar com vocês hoje!


A IA é revolucionária

Sim, eu entendo que a IA está mexendo muito com a gente. Mas calma, né? Revolução é coisa séria. Sim, muita coisa vai mudar. A forma como fazemos as coisas vai mudar. Vamos incorporar a IA às nossas vidas e provavelmente em algum momento isso será imperceptível. Mas será que isso qualifica uma revolução? A internet foi uma revolução? Não sei, tenho minhas dúvidas. Mas talvez seja só uma questão de semântica.

A IA é mágica

Esse aqui eu considero até um desserviço. Chamar a IA de mágica e até mesmo nomear empresas de IA na educação usando a palavra mágica me parece extremamente simplista e até enganador. A IA não tem nada de mágica. Pode nos surpreender? Sem dúvidas! Mas nada disso é mágica. É algoritmo, são padrões encontrados em bancos de dados, é lógica. Não é mágica. E precisamos entender de onde vem esse conteúdo “mágico”.

É crucial

Quem nunca criou um texto com IA que continha a palavra crucial que levante a mão. Praticamente impossível né? Se você continua aí usando textos produzidos por IA sem revisar, modificar, dar seu toque pessoal, saiba que estamos julgando sim. Quando a gente vê um crucial no texto, não tem como não pensar que foi criado com IA…

Plano de aula em segundos

Do mesmo grupo da mágica, o plano de aula criado em segundos. Sério? Esse plano de aula é realmente tão incrível que funciona 100% para a sua turma? Meio difícil né… planejar uma aula é mais do que juntar várias atividades conectadas a um objetivo. É conhecer seus alunos, saber sobre eles, saber como aprendem… Você pode, sim, gerar seus planos de aula com IA em segundos. Mas seus alunos irão realmente aprender com essa aula? E você vai se sentir confortável dando essa aula?

O futuro da educação

Ok, aqui não necessariamente estamos falando de IA. Mas pensa comigo, futuro? E o presente? O que estamos fazendo com o presente da educação?

Eu sinto que estamos há muito tempo já no dia da marmota! Falamos sobre o futuro da educação há anos. Mas quando chega esse futuro? Se não trabalharmos o presente, o que fazemos agora nas escolas e nas salas de aula, continuaremos no dia da marmota… 

Fonte: https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Punxsutawney_Phil_Groundhog_Day_2022_Pennsylvania_%2851858203861%29.jpg

Bom, hoje vou ficar com essas 5 coisas que me incomodam. Talvez tenham outras, mas quem sabe não vem aí a parte 2 desse post? E você? O que te incomoda nos discursos sobre IA na educação?

Comentários