Eu quero começar este post com uma imagem. Então, antes de continuar lendo, olhe atentamente o rosto de cada uma dessas pessoas, porque eu garanto que você vai querer se lembrar delas!
AI+EDU Fellows do Brasil |
Nesta imagem estão os AI+EDU Fellows do Brasil, um grupo de 14 educadores selecionados pela equipe Google for Education para fazer parte de um projeto piloto do Google, com o principal objetivo de desenvolver e ampliar boas práticas de inteligência artificial em contexto educacional.
O AI+EDU Fellowship é um programa que visa desenvolver e ampliar o bom uso das inteligências artificiais Google em práticas educativas, a partir de exemplos reais de professores da educação básica em diferentes níveis.
Ao longo de 16 semanas, esse grupo (do qual tenho muito orgulho de fazer parte) mergulhou de cabeça na elaboração e na documentação dos seus projetos inovadores em IA para a educação, que vão compor um repositório para inspirar outros educadores e educadoras pelo mundo. Nesse post, vou te contar mais sobre essa iniciativa, como ela foi realizada, e compartilhar um resumo de cada um dos projetos apresentados pelo Brasil.
AI+EDU Fellows Brasil, LATAM e NORTHAM |
O AI+EDU Fellowship
O AI+EDU Fellowship é um projeto piloto, com o objetivo de fomentar uma comunidade de educadores pioneiros no uso de inteligência artificial em sala de aula. Os projetos demonstram o potencial transformador das ferramentas de IA do Google for Education, a partir de exemplos reais, já aplicados, testados e documentados, e que podem ser replicados e inspirar outros educadores no mundo.
O showcase de Nova York é o segundo do AI+EDU Fellowship, composto por 14 educadores do Brasil, 15 da América Latina e países de língua espanhola e 15 da América do Norte. O primeiro, em xxx de 2024, integrou 15 educadores e educadoras da região JAPAC (Japão, Ásia e Pacífico). Os participantes passaram por um processo seletivo, que consistiu na avaliação de um formulário (compartilhado nas comunidades de Google Champions de cada região) e entrevista com o time do Google for Education.
Os educadores e educadoras selecionados iniciaram, então, sua jornada no AI+EDU Fellowship, uma trilha de 16 semanas de duração, que abordou temas como engenharia de prompts, ética e responsabilidade no uso de IA e ferramentas de IA do Google for Education (Gemini, Séries de Exercícios, Leitura Guiada, Atividades em Vídeo). Além disso, tivemos a oportunidade de ouvir especialistas que são referências globais no tema, acessar cursos de formação e colaborar com nossos pares críticos.
Depois dessa imersão e a partir de uma metodologia bem definida, da ideação à implementação e coleta e documentação de resultados, os projetos foram sistematizados em guias de referência e vídeos de apresentação, que vão compor um repositório mundial, que será disponibilizado em março deste ano para toda a comunidade.
Os fellows brasileiros
O trabalho dos 14 fellows brasileiros, acompanhados pelo Googler Fabio Nakano, resultou em nove projetos, que você vai conhecer melhor a seguir, a partir do relato de seus idealizadores e idealizadoras:
Reunião de apresentação do programa no Brasil |
Da Eletricidade Básica à Inteligência Artificial
Artur Coelho
O projeto tem como objetivo que os estudantes da 3ª série de ensino técnico elaborem um roteiro de boas práticas de todas as etapas de um projeto de implementação e infraestrutura de redes de computadores, do dimensionamento elétrico e as suas devidas proteções, dimensionamento de hardware dos computadores, dimensionamento de softwares locais até aplicações em nuvem além de um sistema de monitoramento do ambiente como câmeras IP. Utilizando IA para pesquisas personalizadas, cada grupo escolherá um setor específico do mercado e criará um projeto detalhado, desenvolvendo um site com recursos visuais e multimídia, entregando para o cliente propostas comerciais, layout humanizado, projeto elétrico, lista de materiais e orçamentos junto ao plano de integração.
Personalização do Ensino com IA
Carolina Teles, Lucas Mateus e Patrícia Papa
Nosso projeto tem o objetivo de capacitar professores quanto ao uso no Gemini integrado aos aplicativos do Google Workspace de forma a possibilitar a identificação do estilo de aprendizagem do aluno de acordo com o método de VARK. Assim, esses educadores podem otimizar seu tempo e otimizar o seu trabalho, tornando a experiência do estudante mais significativa e interessante, criando rotinas de estudo personalizadas e com planejamento individualizado através de ferramentas inovadoras do Google, como por exemplo o Notebook LM.
PromptEDU BR - IA para Educadores
Carla Arena, Beth Fantauzzi, Mariana Reis
O PromptEDU é um portal de recursos para educadores a partir de três pilares: a simplicidade, a convergência e a acessibilidade. O portal é composto por uma série de vídeos instrucionais, um conjunto de cartas para apoiar o planejamento e uma sequência didática para promover o letramento em IA de estudantes da educação básica, e um repositório de fontes em língua portuguesa. Desta forma, os professores podem navegar pelos recursos a partir do seu ponto de necessidade ou interesse.
Potencializando a fluência leitora com a Inteligência Artificial
Iolanda Franca e Roberta Taffarello
Queremos revolucionar a forma como as crianças e adolescentes aprendem a ler! Nosso projeto utiliza a tecnologia para transformar a leitura em uma aventura divertida e desafiadora. Através das ferramentas digitais Read Along e Google Classroom, oferecemos um acompanhamento personalizado para estudantes entre 8 e 14 anos, tanto típicos quanto neurotípicos, que ainda estão se alfabetizando. Além de desenvolver a fluência e a compreensão leitora, nossa iniciativa também amplia o vocabulário e incentiva a paixão pela leitura. Para auxiliar os educadores nessa jornada, disponibilizamos um guia completo com dicas e recursos práticos, tornando o processo de ensino ainda mais acessível, inclusivo e divertido!
MIDIALIC - Mergulhe no Mundo da Educação Midiática com IA
Dayana Felix
Desafiando o Algoritmo - O Poder do Questionamento na Era da IA
Gisele Silva
O projeto deseja despertar nos estudantes o uso consciente e responsável das inteligências artificiais, auxiliando-os no processo de construção de um olhar crítico e estabelecendo uma relação entre IAs e sociedade, algoritmos e escolhas. Para isso, a proposta se estrutura em encontros que visam levar os estudantes a compreenderem o processo de aprendizagem de máquinas e, consequentemente, como são geradas as respostas das IAs. Estimula-se, ainda, que assumam um papel ativo na checagem das informações recebidas, investigando e realizando uma leitura crítica das respostas. Além disso, o projeto busca incentivar o uso das IAs como co-criadoras, explorando seu potencial para além da simples pesquisa, e não como fontes de pesquisa inquestionáveis
Conectando Futuros com IA - Empreendedorismo Futurístico
Gêrlan Cardoso
O projeto visa explorar o potencial da inteligência artificial para impulsionar o empreendedorismo do futuro, proporcionando aos alunos uma experiência prática e imersiva no desenvolvimento de produtos inovadores. Desde a ideação inicial até a prototipação e visualização dos produtos, o projeto utiliza ferramentas de IA, com destaque para o Gemini, como um recurso fundamental para materializar as ideias e dar vida aos projetos dos alunos. O projeto oferece, portanto, uma jornada completa no universo do empreendedorismo inovador, capacitando os jovens a pensar e criar soluções para o futuro com o auxílio da inteligência artificial.
Futuros das Profissões e Inteligência Artificial
Aline Gomes
Este projeto explora o impacto da Inteligência Artificial no futuro das profissões ao longo de seis aulas interativas. Os alunos aprendem a definir Inteligência Artificial, identificar seus vieses e implicações éticas, e analisar profissões emergentes relacionadas ao avanço tecnológico. A partir de pesquisas guiadas, eles desenvolvem carrosséis de imagens no estilo de postagens para redes sociais, conectando as profissões do futuro às habilidades necessárias e ao papel da IA. O projeto culmina com apresentações e reflexões sobre como essas inovações estão moldando o mercado de trabalho e a sociedade.
Superando Barreiras com IA - Um Guia para a Educação Inclusiva
Willian Kamada
Estudantes com dificuldades de aprendizagem enfrentam desafios para acompanhar o ritmo tradicional das aulas e ressignificar as informações apresentadas de forma convencional. Isso pode levar à frustração, desmotivação e, em última instância, ao baixo desempenho acadêmico. A IA surge com o propósito de auxiliar os professores na adaptação e personalização dos conteúdos e materiais, apoiando no processo de ensino-aprendizagem, para que todos atinjam seus objetivos, em consonância com um currículo decolonial e com as habilidades do século XXI.
Comentários
Postar um comentário