Líderes GEG Brasil integram a quarta edição do AI+Edu Fellowship

Como integrar ferramentas de inteligência artificial de forma segura e responsável às práticas pedagógicas, apoiando o trabalho dos profissionais da educação e proporcionando experiências significativas de aprendizagem? Movidos por esse questionamento, 22 líderes de Grupos de Educadores Google (GEG) do Brasil, participantes do 4ª cohort do AI+Edu Fellowship, desenvolveram 16 projetos, que contemplam desde a educação infantil ao ensino superior e a formação de professores. Leia esse artigo até o final para conhecer os projetos e se inspirar!

Líderes GEG Brasil que integram a quarta edição do AI+Edu Fellowship


AI+Edu Fellowship


O AI+Edu Fellowship é uma iniciativa do time de Impacto do Google for Education que visa à capacitação de educadores e educadoras do mundo todo no uso significativo e responsável de ferramentas de inteligência artificial Google em suas práticas. 


Esta é a quarta edição do programa e, para esta ocasião, as inscrições foram direcionadas exclusivamente a líderes certificados GEG. Os 22 profissionais participantes desta cohort passaram por uma seleção rigorosa e passaram por 16 semanas de formação e desenvolvimento de projetos, que foram apresentados no dia 04 de outubro, na sede do Google em São Paulo.


Esta é a segunda vez que profissionais brasileiros participam da iniciativa. Na segunda edição do programa, 14 educadores apresentaram seus projetos em Nova York. Os projetos desenvolvidos por todas as edições da iniciativa integram um banco de boas práticas, em um site internacional e aberto à toda a comunidade.


Conheça os projetos


FluencIA Ativa

Ana Paula da Costa Silva / GEG São José, SC


A seleção e criação de materiais autênticos e a otimização de tempo são grandes desafios para professores de Espanhol. O FluencIA Ativa é um projeto de capacitação, que possibilitou a integração de ferramentas de IA como NotebookLM e Gemini ao planejamento pedagógico, potencializando o desenvolvimento das 4 habilidades comunicativas (fala, audição, leitura e escrita). 


Formação Docente Inteligente 

Sonia Freitas - GEG Paranaguá, PR

Andrea Castagini - GEG Curitiba, PR


O projeto partiu do desafio de otimizar as produções pedagógicas com alta qualidade e eficiência. Para isso, foi criado um modelo de formação com o Gemini como ferramenta estratégica, que possibilitou uma transformação cultural com a equipe, focando em inovação pedagógica.


Google Art Lab

Ary Potyguara - GEG São Caetano do Sul, SP


O projeto foi pensado para suprir a defasagem no ensino de Arte no 3º ano do EM. Os estudantes foram desafiados a criar jogos com o apoio da inteligência artificial, buscando ampliar o repertório cultural de forma criativa, colaborativa e crítica.


PlanejAI: seu guia prático para aulas com IA generativa 

Bruno Reis - GEG Contagem, MG

Rejane Cassiano - GEG Contagem, MG


O guia PlanejAI tem o objetivo de ser uma ferramenta acessível e aplicável na elaboração do planejamento de aulas dos professores. O projeto inclui um e-book com vários exemplos e recursos, associado a formações, que possibilitou a otimização do tempo, aumento da criatividade e a elevação da qualidade das aulas.


Contos Vivos: o correio da IA 

Cristiane Acácio - GEG Osasco, SP


O projeto Contos Vivos: O Correio da IA, surgiu do interesse de uma turma de Maternal II (crianças de 3 e 4 anos de idade) por contos clássicos. Após vários pedidos das crianças pela releitura dessas histórias, a professora Cristiane pensou em formas de revisitá-las de outra maneira. Assim, com a ajuda do Gemini, foram criadas cartas de alguns personagens contando como suas vidas mudaram depois da história original, permitindo a expansão da criatividade.


LeIA+: Inteligência artificial a favor da leitura 

Daiane Barbosa - GEG Maceió, AL

Naiara Chaves - GEG Seabra, BA 

Silmara Rizzo - GEG São Paulo, SP


O LeIA+ é um conjunto de recursos e apoio pedagógico aos professores, com foco na economia de tempo, autonomia docente e maior engajamento dos estudantes no desenvolvimento de habilidades de leitura. O projeto contempla todas as etapas: criação de aulas, intervenção personalizada e gamificação, além do acompanhamento dos resultados. 


Educação Personalizada: criando trilhas de aprendizagem com Gems 

Eduardo Isaia - GEG Novo Hamburgo, RS


O desafio desse projeto era auxiliar os professores a personalizar a aprendizagem dos alunos. Por isso, foi criado um Gems, que simplificou a criação de materiais, trazendo um ganho de tempo ao professor e uma maior satisfação pelos estudantes.


IAê, prof? Criação de prompts inteligentes para planejar, criar e avaliar 

Fernanda Lourenço - GEG Barueri, SP


O desafio dessa iniciativa era capacitar professores para a criação de prompts inteligentes. A partir dessa proposta, foi desenvolvido um banco colaborativo de prompts, que já conta com a participação de vários docentes. Esse acervo vivo tem possibilitado economia de tempo no planejamento, e está fortalecendo a colaboração entre os profissionais.


LANIA - Aprendendo IA com Auderlânia 

Francisca Auderânia Dias - GEG Lavras de Mangabeira, CE


O LANIA é um modelo de formação que incorporou o Gemini como aliado estratégico, visando ao uso consciente e responsável da IA não apenas como ferramenta, mas como catalisador de uma mudança cultural: permitindo que a equipe vislumbrasse a inovação pedagógica como parte essencial do processo criativo e formativo.


PotencIAliza: inteligência que inspira, potencial que transforma 

Gisele Mendes - GEG Jacareí, SP

Joelma Silveira - GEG Mogi das Cruzes, SP

Maria Luiza Machado - GEG Limeira, SP


O desafio deste projeto foi transformar a relação entre professores e a inteligência Artificial Generativa, focando no uso ético e responsável. Para isso, foi criado um hub de recursos pedagógicos, que apoia a formação docente e possibilita novas práticas e resultados reais no processo de ensino-aprendizagem, aliando, inclusive, recursos offline, como um jogo de tabuleiro em tamanho real e uma cartilha de boas práticas.


Ateliê Digital: protagonismo docente na criação de recursos educacionais digitais com IA

Juliane Colling - GEG São Paulo, SP


Voltado a profissionais da Educação Profissional e Tecnológica, este projeto teve o objetivo de promover o protagonismo docente na produção de Recursos Educacionais Digitais (REDs) personalizados. Por isso, foi criada uma trilha de formação docente, contemplando o planejamento e criação do RED, avaliação / feedback em pares, aplicação prática, avaliação reflexiva e partilha de experiências.


PedagogIA Transformada: acessibilizando a análise de dados 

Marciel Rocha - GEG Sorocaba, SP


O desafio motivador deste projeto foi a unificação de 153 entrevistas feitas em papel em um dashboard. Para isso, foi criado um Gem Transformador de Dados, que possibilitou autonomia aos educadores para criar análises de dados.


Impulso digital com Gemini 

Muriel Barbosa Felipe - GEG Tubarão, SC


O e-book Impulso Digital com Gemini oferece estratégias para a formação de professores de diferentes níveis no uso de inteligência artificial, como 


Circuito Criativo Help Digital 

Thaís Morgana - GEG Poços de Caldas, MG


O desafio central era superar a resistência e o desconhecimento da IA na gestão escolar. Para isso, foi criada uma trilha formativa (com encontros síncronos, assíncronos, e mentorias individuais, além de um estúdio pedagógico) que vem promovendo confiança na aplicação das  propostas de otimização do tempo e organização de tarefas. Essa iniciativa ampliou significativamente o acesso e o uso do Gemini por parte dos envolvidos diretos e indiretos na formação, configurando-se como um case de sucesso aplicado com lideranças de escolas municipais de Poços de Caldas (Help Digit@l).


Tecendo históricas com tecnologia: além do letramento 

Thaís Tiburtino - GEG São Paulo, SP


O projeto teve como objetivo melhorar o desempenho dos estudantes na escrita e leitura, ao mesmo tempo em que desenvolvesse o letramento em IA. A iniciativa permitiu avaliar a evolução da escrita, com a ajuda do Read Along, e promover o uso ético e produtivo da IA (Gemini), resultando no impacto de formar alunos digitais críticos e conscientes com foco na autoria humana.


Leitura Literária na Educação de Jovens e Adultos 

Vânia Flores - GEG Varginha, MG


A  carência de textos literários adaptados para alfabetização de adultos é um  grande desafio. Por isso, foi criado um acervo que usou as experiências de vida dos próprios alunos, coletadas por áudio e transformadas em textos literários com a ajuda do Gemini. Os textos foram compartilhados com os estudantes no Read Along, em diferentes níveis de complexidade, o que permitiu observar resultados de uma melhora na alfabetização e na fluência leitora, graças aos textos adaptados para os diferentes níveis da turma e à visão da literatura como fonte de prazer e significado.


Comentários