Gamifique suas aulas para os seus Sherlock Holmes

 


Talvez o maior desafio dos educadores em tempos atuais é manter o engajamento e foco dos alunos na era da distração. Mas, e se a gente realmente transformasse nossas aulas em experiências investigativas e instigantes em que os alunos cumprem missões, navegam por mundos online e seus ambientes offline? 

E se os nossos planejamentos de aula começassem com a provocação do líder GEG Olinda André César de nos fazermos algumas perguntas básicas antes de desenharmos a estrutura das nossas aulas:

  • Que tal pensarmos mais sobre que sentimentos e emoções queremos causar nos alunos com aquela atividade?
  • Que tipos de perfis "jogadores" tenho em sala de aula para trazer diversidade nas propostas de atividades pedagógicas? Que papéis cada aluno pode ter na atividade?
  • Como os mantenho interessados e ativos?

Confira aqui três episódios do GEG On Air em que trazemos uma discussão ampla sobre o poder de uma gamificação bem estruturada para mudar o clima de aprendizado em sua sala de aula, a energia dos alunos e o interesse deles por buscarem mais conhecimento, colaborarem, resolverem desafios.

A gamificação não é apenas sobre trazer elementos de jogos para o ambiente educacional. É fazer com que cada aluno se torne um Sherlock Holmes, com capacidade crítica na resolução dos problemas, no encadeamento de ideias para a compreensão do mundo que os cerca, no desenvolvimento de uma mentalidade investigativa que os ajudará a solucionar questões do dia a dia e os tornará cidadãos cada vez mais participativos, autônomos e protagonistas. 


Dicas, exemplos e modelos de atividades e projetos gamificados


Confira aqui as ideias, modelos e dicas sobre gamificação que irão te levar ao próximo nível de aula. 



Roteiro GEG On Air 22 com as referências: http://bit.ly/roteirogegonair50 

Roteiro GEG On Air 22 com as referências: http://bit.ly/roteirogegonair22

Roteiro GEG On Air 23 com as referências: https://bitly.com/roteirogegonair23

Dica para formadores


Que tal usar esse material em uma mini-formação sobre gamificação?

Comece explorando com o grupo o conceito de gamificação.
Divida a equipe em grupos e peça que compartilhem exemplos de atividades gamificadas que já preparam para suas turmas e a reação dos alunos.

Faça 3 sessões estilo "watch party" dos 3 GEG on Air que trazem ideias de gamificação
Professores fazem um mapa de ideias que tiveram dos vídeos
Professores preparam suas aulas com atividades gamificadas
Professores se reúnem depois de terem dado a aula para discutirem resultados, performance dos alunos, aprendizados e próximos passos. 







Comentários