Planilhas Google no Ensino de Geografia no Ensino Fundamental




Olá
Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a utilização do Google Planilhas no Ensino Fundamental, especificamente no ensino da Geografia.
Proporcionar a Alfabetização Tecnológica Digital no Ensino Fundamental é necessário e previsto na BNCC, tanto nas competências Gerais quanto nas competências específicas de cada disciplina.
Nas Competências Gerais podemos citar as competências de números quatro e cinco que dizem:


“4_ Utilizar diferentes linguagens verbal (oral ou visual-motora, como Libras e escrita), corporal, sonora e digital - bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.”

5_ Compreender, utilizar e criar tecnologias de Informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer o protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BRASIL, 2020, p. 9)

Já as competências da disciplina de Geografia cita-se as de número três e cinco que nos diz:

“3_ Desenvolver a autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

5_ Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico- científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.” (BRASIL, 2020, p. 366)
 
O desenvolvimento de planilhas e gráficos pode ser trabalhado no 8º ano do Ensino fundamental considerando a Unidade Temática “O sujeito e seu lugar no mundo”, o objeto do conhecimento “ Diversidade e dinâmica da população mundial e local” e a habilidade EF08GEO3 que diz respeito a: “analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).” (BRASIL, 2020, p. 389)

Planilhas Google

Cada grupo de estudantes tem um nível diferente de conhecimento, por isso deve-se preparar o material para a aula baseado nos alunos. Mas se é o primeiro contato de seus alunos com o Google Planilhas você pode considerar os seguintes conhecimentos básicos.

  • como acessar ao Planilhas Google;

  • O que é uma célula;
  • onde estão as colunas;
  • onde estão as linhas;
  • como identificar a célula na qual estou trabalhando.
  • como localizar uma célula;
  • como se movimentar (utilização da tecla “Tab” ou as setas: “para cima”, “para baixo”, “para a esquerda” e “para a direita”);
  • como nomear a planilha;

Criando Tabelas

O próximo momento é a criação de tabela. Para isso mostre ao seu aluno como fazer passo a passo. Se tiver a sua disposição um datashow ou uma lousa digital projete sua tela e mostre todos os passos com a turma.

Fonte: a autora
  • Como centralizar a informação na célula;
  • Como deixar a informação em destaque em negrito, sublinhado ou itálico
  • Como mudar a cor da fonte;
  • Como colocar as bordas.
  • Criando Gráficos
  • A criação de gráficos é o próximo passo. Antes da aula defina:
  • qual é o tipo de gráfico que se adequa mais a tabela (colunas, linhas, áreas, barras, pizza, dispersão, mapas, outro);
  • qual é o estilo do gráfico (Maximizar, 3D, comparação)
  • o que mais preciso ensinar para esse gráfico específico;
Depois de planejado seu gráfico comece sua aula. Se puder projetar sua tela sempre é um ótima ideia.

Fonte: a autora 

Os alunos ainda podem personalizar o gráfico modificando as cores por exemplo.

Gostou?!!!

Se você deseja um exemplo de tutorial para desenvolver com os alunos basta clicar aqui para acessar.

BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: Mec, 2019. 600 p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 fev. 2020. 



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