Como gamificar sua sala de aula agora mesmo!



Nós educadores somos responsáveis por monitorar e ajustar nossas próprias práticas pedagógicas para oferecer aos estudantes diferentes oportunidades de aprendizagem. Um fator importante neste processo é desenvolver a autoconfiança nos alunos. É aí que entra a motivação através dos jogos.

Os jogos podem auxiliar na criação de um aspecto motivacional que praticamente todos os estudantes respondem. Todas as vezes que utilizamos características do design de jogos fora deste contexto, chamamos isso de Gamificação. Mas como podemos gamificar nossas aulas? Aqui trago algumas ideias sobre como fazer isso.


1. Permita segundas chances.

Assim como nos videogames, os alunos devem ter uma segunda chance. Assim como nos videogames, os usuários podem aprender com seus erros, adaptar suas ações e estratégias para tentar novamente e ter sucesso. Nos jogos e na vida, o fracasso é um componente essencial do sucesso. Os alunos devem se sentir confortáveis em tentar algo, falhar e aprender com seus erros sem se sentirem desanimados ou desmotivados para tentar novamente. 

2. Torne o progresso visível

Nos jogos, os usuários geralmente têm níveis ou barras de progresso que indicam o quão bem eles estão indo no jogo. Salas de aula gamificadas podem implementar elementos semelhantes que indicam quão longe os alunos estão e quão perto eles estão de alcançar o próximo nível. Em vez de emitir nota, os professores podem emitir barras de progresso ou pontos para os estudantes. Com cada tarefa, teste ou projeto concluído, uma certa quantidade de pontos pode ser adicionada à barra de progresso, aproximando-os do próximo nível.

3. Crie desafios ou missões em vez de trabalhos de casa e projetos

Nos jogos, os usuários são constantemente obrigados a enfrentar desafios, identificar padrões, quebrar códigos ou completar missões para avançar. Os mesmos elementos podem ser aplicados a uma sala de aula gamificada, pois trabalhos de casa e projetos podem ser apresentados de maneira divertida, mas desafiadora. Simplesmente mudando o contexto em que as tarefas são apresentadas, os professores transformam o ato de trabalhar em uma atividade mais significativa. Em vez de atribuir tarefas de matemática, apresente-as como códigos que devem ser decifrados para abrir um baú de surpresas. Os projetos também podem ser apresentados em contexto semelhante, atraindo os alunos para trabalhar e aprender de uma nova maneira.

4. Dê voz e escolha aos alunos

Em muitos jogos, os usuários geralmente recebem várias opções que afetam seu progresso e o resultado do jogo. Alguns são recompensados ​​com vidas extras ou outros benefícios ao completar desafios mais difíceis. As mesmas escolhas podem ser implementadas em salas de aula gamificadas, permitindo aos alunos diferentes opções que podem usar para alcançar seus objetivos acadêmicos. Como Alice Keeler explica em sua sala de aula, os alunos têm a opção de escolher diferentes caminhos na aprendizagem do currículo.

5. Crie e distribua distintivos para recompensas individuais

Distintivos ou outras recompensas são uma boa maneira de reconhecer o desempenho dos estudantes e incentivá-los a continuar aumentando seus esforços para alcançar as metas acadêmicas. Ao estabelecer e distribuir distintivos por cada conquista, celebramos certas realizações do estudante e criamos uma ótima ferramenta para aumentar a confiança do aluno. O reconhecimento do esforço pode ajudar bastante a motivar os estudantes no seu aprendizado.

6. Permita que os alunos criem um sistema de habilidades e conquistas

Para incentivar a classe a se esforçar continuamente para aumentar seu desempenho acadêmico, os professores podem ir além da implementação e distribuição de distintivos e recompensas individuais como incentivos. Os professores podem implementar um sistema de recompensas para toda a classe, onde todos podem comemorar conquistas individuais e coletivas. Um estudante pode atingir um novo nível ou um total de pontos dos quais ele recebe habilidades ou power-ups. Esses power-ups podem ser trocados por recompensas, como a capacidade de escolher uma atividade ou jogo para toda a turma. Essa atribuição de pontos pode também fazer com que toda a classe receba pontos por conquistas individuais, o que aumentará o espírito de equipe entre seus alunos.

7. Aproveite a tecnologia educacional

Atualmente existem dezenas de plataformas educacionais gratuitas que permitem gamificar as suas aulas. Além das plataformas mais comuns como o Kahoot e o Quizlet, que são excelentes para quizzes e jogos rápidos, existem ferramentas mais complexas como o Classcraft, que permite uma imersão completa dos usuários em um ambiente gamificado, podendo ser utilizado para gamificar todo o gerenciamento de sala.





Conclusão

Uma sala de aula gamificada eficaz não deve se concentrar apenas nas informações que estão sendo ensinadas, mas nas habilidades alcançadas e no conhecimento adquirido. A ênfase da gamificação é fornecer aos alunos um ambiente fluido de aprendizagem autodirigida. Se bem implementada, uma estratégia de gamificação permitirá que os estudantes aprendam habilidades significativas, como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e o processo de tomada de decisões sobre como eles devem aplicar essas habilidades. Habilidades que serão para toda a vida.

Apesar das críticas sobre a gamificação, é inegável que ela proporciona aos estudantes e professores uma forma inovadora de facilitar a aprendizagem. 


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