Conheça o Programa Applied Digital Skills

 



O que é Applied Digital Skills?


Applied Digital Skills (habilidades digitais aplicadas) é um currículo de aprendizado online baseado em projetos. Cada lição pede aos alunos que apliquem ativamente seu aprendizado de habilidades digitais para ajudá-los a resolver problemas do mundo real. Os alunos assistem a vídeos que os instruem passo a passo sobre como criar projetos digitais do zero. Os alunos que concluírem uma aula terão um projeto que demonstre seu aprendizado acadêmico, como um infográfico ou uma história interativa, ou prontidão para a carreira, como um currículo ou portfólio.

Projetos de exemplo são fornecidos em cada plano de aula no site Applied Digital Skills.


O currículo de Habilidades Digitais Aplicadas é GRATUITO, com aulas prontas para uso para alunos de todas as idades, desde ensino médio até alunos adultos. Cada lição tem uma série de vídeos que ensinam habilidades digitais usando aplicativos do Google Workspace, como Documentos, Planilhas e Apresentações. Os vídeos permitem que os alunos se movam em seu próprio ritmo, o que oferece oportunidades para os professores trabalharem com alunos individualmente, conforme necessário.

Habilidades para a escola, trabalho e vida

As habilidades digitais ajudam as pessoas a usar ferramentas e aplicativos com responsabilidade para concluir projetos ou tarefas em um computador, tablet ou dispositivo móvel. Essas habilidades permitem uma comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico mais fáceis por meio da tecnologia - e desempenham um papel importante na preparação de alunos e alunos para os trabalhos de hoje e de amanhã.

Saiba como funciona o currículo

O currículo de Habilidades Digitais Aplicadas usa uma série de vídeos para orientar os alunos na criação de um projeto do zero.

Cada vídeo fornece instruções diretas sobre como usar ferramentas digitais para completar uma parte de um projeto.


Após cada vídeo, os alunos praticam as habilidades do vídeo concluindo as etapas em seu próprio projeto

Em seguida, os alunos assistem ao próximo vídeo e concluem essas etapas, e assim por diante, até concluir todo o projeto.

As aulas são projetadas para que os alunos trabalhem de forma independente em seu próprio ritmo. Os professores NÃO precisam ser especialistas em tecnologia para usar as Habilidades Digitais Aplicadas.

Ajude seus alunos a concluir uma aula com sucesso, garantindo que eles:
  • Localizem os materiais da aula: Certifique-se de que eles encontrem a aula e os vídeos apropriados.
  • Comece com o projeto deles: faça perguntas para ajudá-los a concluir as primeiras etapas de um projeto. Por exemplo, se um projeto fizer com que os alunos escolham um tópico, peça que compartilhem seu tópico e por que o selecionaram.
  • Conclua vídeos e atividades um de cada vez: incentive-os a assistir a um vídeo e, em seguida, conclua as etapas antes de passar para o próximo vídeo.
  • Oriente os alunos enquanto trabalham em seus projetos: mostre a eles que as etapas do projeto estão listadas na tela ao lado do vídeo, caso precisem de ajuda sobre o que fazer em seguida.
  • Trabalhe com desafios: se um aluno estiver travado, peça que explique o que fez e com o que está lutando. Em seguida, peça-lhes que assistam novamente ao vídeo associado à etapa atual e, possivelmente, assistam novamente com eles para ajudá-los a encontrar a solução para o problema. Incentive-os a parar e iniciar o vídeo o quanto for necessário. Você também pode consultar o plano de aula para orientação e examinar o projeto de exemplo juntos ou incentivá-los a colaborar com um colega de classe.
  • Continue o aprendizado: cada lição tem vídeos de extensão opcionais para promover a exploração independente para alunos que avançam rapidamente em uma lição ou gostariam de aprender habilidades adicionais.
Exemplo de Lições
Algumas lições são mais longas e podem durar vários dias:

Ótimo para alunos do Ensino Fundamental e Médio para aprender o Documento e Apresentações Google. A lição contém atividades separadas, como brainstorming de ideias de ideias de histórias em um documento, criação de uma história em uma apresentação de slides e criação de links entre os slides na história, que podem ser divididos em várias aulas, com duração total de 2 a 3 horas.

Ótimo para alunos adultos interessados em aprender habilidades digitais básicas no Google Docs, Drive, Gmail e Pesquisa. A lição inclui várias atividades, como criar e compartilhar um documento, realizar uma pesquisa na Internet e enviar um e-mail, que pode ser dividido em várias sessões ou aulas com duração total de 4 a 9 horas.
                                

Exemplos de Lições
Outras são mais curtas e podem ser concluídas em menos de uma hora:

Uma maneira divertida para alunos do ensino fundamental e médio aprenderem o Planilhas Google e criarem um jogo para jogar com um amigo. Esta lição pode ser concluída em 45-90 minutos.

Projetado para guiar alunos adultos na criação de um currículo com o Google Docs que destaca suas experiências e realizações. Esta lição pode ser concluída em 45-90 minutos.


Prepare-se para ensinar

Tenha em mente estes passos ao se preparar para o primeiro dia de instrução de Habilidades Digitais Aplicadas:

Decida quais são seus objetivos de ensino para usar a lição. Por exemplo, seus objetivos podem ser que os alunos se organizem e se mantenham organizados, usem ferramentas digitais para apoiar o aprendizado remoto, aprendam e pratiquem habilidades de estudo ou criem apresentações eficazes para demonstrar seu aprendizado.

Reveja aula plano para ler
  • os objetivos de aprendizagem, 
  • termos e conceitos que os alunos aprenderão e usarão, 
  • uma breve descrição de cada vídeo, um exemplo do projeto os alunos criarão, 
  • uma rubrica para avaliar o trabalho do aluno (incluído nas aulas do ensino fundamental e médio),
  • o questionário ou pesquisa de fim de aula para medir a compreensão do aluno e 
  • exemplos de perguntas para fazer à classe para gerar interesse e avaliar o conhecimento prévio dos alunos.
  • Dica: Precisa economizar tempo? Use o plano de aula para economizar tempo revisando os materiais da aula. Os objetivos de aprendizagem e as descrições dos vídeos fornecem uma maneira rápida de aprender sobre o conteúdo dos vídeos e do projeto que os alunos concluirão.
Determine se você atribuirá a lição exatamente como está ou ajustará o plano para alinhar com suas metas de ensino específicas ou para atender às necessidades individuais de seus alunos. Modifique o plano de aula de acordo, o que pode incluir atribuir alguns dos vídeos de aula e pular outros.

Ajuste o projeto que os alunos concluem para se adequar à sua área de assunto. Por exemplo, embora o projeto mostrado nos vídeos para o Criar uma lição de livro ilustrado digital está relacionada às artes da língua inglesa, você pode fazer com que os alunos criem um livro ilustrado para ciências, idiomas mundiais, etc.

Visualize os vídeos e observe quaisquer etapas ou habilidades na lição que os alunos possam achar desafiador. Considere revisar essas etapas ou habilidades com os alunos antes de atribuir a lição.
  • Dica: Quer saber mais sobre como personalizar aulas para sua turma e ajudar os alunos com habilidades desafiadoras? Análise a Adaptar Habilidades Digitais Aplicadas e Monitore os artigos de progresso do aluno na Central de Ajuda de Habilidades Digitais Aplicadas.
Defina prazos de atribuição para que os alunos concluam a lição. Você pode querer que os alunos completem a lição completa em uma aula, ou você pode dividir as lições em etapas para serem concluídas ao longo de vários dias ou semanas.
  • Dica: Preparando-se para fornecer feedback aos alunos sobre seus projetos? Os alunos terão que compartilhar seu projeto com você para que você possa visualizar o trabalho deles. Na página da lição, eles verão “Trabalho compartilhado” e um ícone de clipe de papel no lado direito da tela. Os alunos podem então copiar e colar o URL (link do arquivo) de seu projeto.
Visite a Página de recursos para materiais adicionais para ajudar a começar a ensinar o programa.


O Applied Digital Skills funciona com o Google Classroom

Importe turmas, acompanhe o progresso dos alunos e crie tarefas conectando sua conta do Applied Digital Skills ao Google Classroom.

Etapa 1: conecte sua conta do Applied Digital Skills ao Google Classroom
  • Faça login no Applied Digital Skills como professor.
  • Navegue até o seu Perfil.
  • Em Google Classroom, clique em Começar.
  • Clique em Conectar-se com o Google Sala de Aula.
  • Siga os passos na tela.
Etapa 2: importar turmas do Google Classroom

Depois de conectar sua conta do Applied Digital Skills ao Google Classroom, siga estas etapas para importar suas turmas.
  • No seu painel, clique em Criar turma.
  • Escolha turmas do Google Sala de aula para importar.
  • Clique em Importar


Quer saber mais sobre o Programa?

Exceto quando indicado, o conteúdo deste documento está licenciado 




Comentários