A programação tem ganhado cada vez mais espaço na educação, impulsionada pela necessidade de preparar os estudantes para um mundo cada vez mais tecnológico. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil reconhece a importância da programação e inclui a habilidade de programar como um dos componentes essenciais da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.
Por aqui, em nosso blog, podemos encontrar algumas postagens abordanto esse tema, vou citar alguns como referência que podem enriquecer sua leitura e proporcionar mais inspiração para suas aulas. Inicialmente eu indico o post de Vânia Flores que também aborda a BNCC enfatizando o protagonismo infantil, veja o que ela escreveu clicando aqui.
A BNCC busca proporcionar uma formação integral aos estudantes, contemplando não apenas o desenvolvimento de competências cognitivas, mas também habilidades socioemocionais e culturais. Nesse sentido, a programação se destaca por sua capacidade de promover o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade.
Ao aprender a programar, os estudantes são incentivados a explorar diferentes formas de abordar desafios, a experimentar soluções e a analisar os resultados obtidos. Essa abordagem favorece o desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional, que vão além da programação em si e são aplicáveis em diversas áreas do conhecimento.
Além disso, a programação na educação contribui para uma melhor compreensão do mundo digital em que vivemos. Os estudantes têm a oportunidade de entender como funcionam os sistemas computacionais, como os algoritmos influenciam as decisões tomadas pelas máquinas e como interagir de forma crítica e responsável com a tecnologia.
A BNCC reconhece que a programação não deve ser vista apenas como uma disciplina isolada, mas como uma abordagem transversal que pode ser integrada a diferentes áreas do currículo escolar. Dessa forma, a programação pode ser utilizada como ferramenta pedagógica para fortalecer o ensino de disciplinas como Matemática, Ciências, Língua Portuguesa, Artes e tantas outras.
Em resumo, a introdução da programação na educação, de acordo com a BNCC, visa preparar os estudantes para um mundo cada vez mais digital e promover o desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI. A programação não se limita apenas ao aprendizado de uma linguagem de programação específica, mas sim à construção de conhecimentos e habilidades que permitem aos estudantes compreender, criar e transformar o mundo ao seu redor.
Aqui quero trazer como dica de uso em sala de aula, uma plataforma muito divertida e simples de usar. Mas não se engane, apesar da simplicidade, ela trás uma riqueza imensurável em sua abordagem de programação, proporcionando o desenvolvimento de muitas habilidades das quais são de suma importância para o desenvolvimento de nossos estudantes. Mas afinal que ferramenta é essa? Acredito que já tenha ouvido falar sobre o scratch, se ainda não ouviu eu te apresento agora.
O Scratch é uma linguagem de programação visual desenvolvida pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que foi projetada para ensinar conceitos de programação de forma divertida e interativa. Ele permite que crianças, adolescentes e até mesmo adultos criem histórias interativas, jogos e animações, sem a necessidade de conhecimentos prévios em programação.
No Scratch, os usuários podem criar programas arrastando e encaixando blocos de código em uma interface gráfica intuitiva. Cada bloco de código representa uma ação específica, como mover um personagem, reproduzir um som ou detectar colisões entre objetos. Ao combinar esses blocos, os usuários podem criar uma lógica de programação para controlar o comportamento dos personagens e objetos em suas criações.
Uma das principais características do Scratch é a sua comunidade online, chamada Scratch Community, onde os usuários podem compartilhar seus projetos, explorar criações de outros usuários, receber feedback e colaborar em projetos em equipe. Isso incentiva a colaboração, a criatividade e a aprendizagem entre os membros da comunidade.
O Scratch é amplamente utilizado em escolas ao redor do mundo como uma ferramenta de ensino de programação, devido à sua abordagem visual e amigável. Ele promove habilidades de pensamento lógico, resolução de problemas e criatividade, ao mesmo tempo em que oferece uma introdução gradual aos conceitos fundamentais de programação.
Além disso, o Scratch possui uma versão online chamada Scratch 3.0, que pode ser acessada diretamente em um navegador da web, eliminando a necessidade de instalar qualquer software adicional. Isso facilita o acesso e o uso do Scratch em diferentes plataformas, tornando-o uma ferramenta versátil para aprender a programar e expressar ideias de forma digital.
Esse é um tema que vem preocupando muitos professores, pois muitos entendem que o processo de ensino de ferramentas tecnológicas e competencias digitais é algo difícil e que só pode ser ensinado para jovens e adultos nerds. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Eu acredito que tudo é ensinável e aprendível por qualquer pessoa. Veja esse exemplo de atividade do cotidiano escolar que aborda o pensamento computacional sem sequer falar em tecnologia: Pensamento computacional: entenda e explore em suas aulas.
OScratch é uma plataforma que pode ser utilizada de forma significativa no contexto educacional, alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC estabelece competências e habilidades essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo de sua jornada educacional, e o uso do Scratch pode contribuir para o desenvolvimento de diversas dessas competências.
Ao utilizar o Scratch, os alunos têm a oportunidade de desenvolver a habilidade de pensamento computacional, que envolve a capacidade de resolver problemas de forma lógica e estruturada. Eles aprendem a decompor problemas complexos em tarefas menores, a identificar padrões e a utilizar a lógica para criar algoritmos e sequências de comandos.
Além disso, o Scratch estimula a criatividade e a expressão dos alunos, permitindo que eles criem projetos interativos, como histórias, jogos e animações. Nesse processo, os alunos desenvolvem a competência de se comunicar de forma clara e eficaz, utilizando recursos como programação de personagens, diálogos e cenários para contar suas histórias.
O trabalho em equipe também pode ser estimulado por meio do Scratch, uma vez que os alunos podem colaborar na criação de projetos compartilhados. Eles aprendem a dividir tarefas, a trabalhar em conjunto, a ouvir e a respeitar as ideias dos colegas, desenvolvendo, assim, habilidades socioemocionais importantes, como a colaboração e o respeito mútuo.
Ao utilizar o Scratch com base na BNCC, os educadores podem proporcionar aos alunos experiências de aprendizado significativas, conectando os conhecimentos de programação às competências e habilidades estabelecidas pela BNCC. Dessa forma, os estudantes podem desenvolver-se de maneira integral, adquirindo tanto competências técnicas quanto socioemocionais essenciais para a sociedade contemporânea.
Quer saber mais sobre o pensamento computacional e como desenvolver essa competêncio com seus estudantes? Então se aprofunde na leitura do nosso blog com este artigo de Ana Laura Queiroz, Pensamento computacional: primeiros passos e boa leitura.
Forte abraço,
Prof. Kleber Santos
Líder GEG Mogi das Cruzes/SP
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