Pensamento computacional: entenda e explore em suas aulas



Já vimos no artigo Computação na Educação Básica que a BNCC Computação na Educação Básica está organizada em 3 (três) eixos: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital

Mas, como trabalhar isso com nossos alunos?
Vamos retomar parte do texto do Parecer CNE/CEB Nº: 2/2022:

[...]
1. Pensamento Computacional: refere-se à habilidade de compreender, analisar definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções de forma metódica e sistemática, através do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos, aplicando fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico nas diversas áreas do conhecimento.

Parece simples e é. Porém, quando lemos a palavra “Algoritmo” logo pensamos em dados, números e até mesmo em algo que nem conseguimos imaginar o que seja, como se fosse uma coisa de outro mundo. E quando começamos a entender melhor, percebemos que ele é bastante simples, já que está frequentemente presente em nossas vidas.

Mas afinal o que é um algoritmo?

Um algoritmo é composto por passos sequenciais e lógicos que são organizados de forma a realizar a conclusão de certo problema. Ele é a base da ciência da computação e da programação. Quando falamos em programar, falamos, basicamente, em construir um algoritmo. Existem dois tipos de algoritmos: os "Não Estruturados" e os "Estruturados".

Os programas de computadores são construídos por algoritmos que resolvem problemas matemáticos lógicos com objetivos específicos. Neste caso, os programadores estão criando algoritmos computacionais em suas mentes. Eles usam os Algoritmos Estruturados, pois se adequam a determinado objetivo ou certo fim.

Mas não são apenas os programadores que usam algoritmos.

Todos os dias, sem perceber executamos algoritmos, os “Não Estruturados” . Toda vez que você executa uma tarefa, analisa possibilidades, toma decisões a partir dessas análises, valida argumentos dentre outros processos, você está executando algoritmos.

Um bom exemplo de algoritmos são os vários tutoriais que encontramos pela internet, tanto em formato escrito como em vídeos. Eles contêm informações detalhadas, um passo a passo sobre algo a fazer, o que facilita a vida das pessoas. 
E aí? Já está entendendo o que é isso, não é mesmo?

- Mas...como vou trabalhar com isso com meus alunos? Você deve estar se perguntando.

A BNCC Computação traz desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, o trabalho com o eixo Pensamento Computacional. Dessa forma devem ser planejadas atividades para o trabalho prático com algoritmos. Vamos dar exemplos de atividades com o Eixo “Pensamento Computacional” com turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. Segue abaixo:

Objeto de conhecimento: Conceituação de Algoritmos
(EF01CO02) Identificar e seguir sequências de passos aplicados no dia a dia para resolver problemas

Explicação da Habilidade: O objetivo é que os alunos possam identificar passos que fazem parte da execução de uma tarefa, bem como seguir uma sequência de passos para realizar uma tarefa (resolver um problema).

Sugestão de atividade: Vamos aprender Amarelinha?

Desafio: Como podemos ensinar crianças que ainda não sabem jogar amarelinha?
  • Comece com uma enquete: Você sabe jogar amarelinha?
  • Após o levantamento, discuta com seus alunos sobre o resultado da enquete.
  • Mesmo que todos na sala saibam jogar, explique que encontramos várias crianças que ainda não sabem brincar de amarelinha.
  • Então lance a questão: Como podemos ajudar as crianças que ainda não sabem jogar amarelinha?
  • Reúna as sugestões dos alunos e medeie o que pode ser feito posteriormente.
  • Planeja a brincadeira da amarelinha e leve seus alunos para jogar.
  • Após todos jogarem peça às crianças que criem códigos e símbolos e escrevam um “Programa para jogar a amarelinha''. Você pode fazer isso coletivamente, sendo o escriba dos alunos ou dividir a turma em grupos para que cada grupo faça a sua sugestão.
  • Caso opte por grupos, peça que cada grupo apresente a sugestão para a turma e leve os alunos a validarem o programa criado. Você pode fazer isso, por meio de perguntas tipo, “Desse jeito daria certo?”, “Está faltando alguma coisa?”
  • Depois de tudo ok, aproveite o passo a passo criado pelos grupos e peça que criem cartazes com as orientações. 
  • Distribua os cartazes pela escola, para ajudar as crianças que ainda não sabem brincar de amarelinha.
  • Uma outra forma de compartilhar o “Programa para jogar amarelinha” é criar mídias digitais, que podem ser disponibilizadas nas redes sociais da escola. Para isso, leve a turma para a sala de informática ou disponibilize chromebooks ou notebooks (caso a escola tenha) e peça que os alunos criem este passo a passo em um aplicativo de criação (Google Apresentação ou Google Desenhos são ótimos para isso). Com esta última atividade, você ainda abre espaço para desenvolver habilidades da Cultura Digital, tão presentes no contexto atual.
E aí?
Achou complicado levar o tema algoritmo e pensamento computacional para sua sala de aula?
Tenho certeza que não. A sugestão proposta é uma possibilidade de desenvolver o pensamento computacional de forma "desplugada".

Comente aqui e traga sugestões para enriquecer o trabalho dos professores colegas que estão nesta caminhada junto com você.


Abraço.
Vânia Flores

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