Portfólios profissionais para educadores - 5 motivos para criar o seu

Foto de Tranmautritam¹ 

Na educação, falamos bastante em portfólios educacionais como ferramenta de registro do desenvolvimento dos estudantes e até mesmo como instrumento avaliativo. Mas, mesmo sabendo de todos os benefícios desse recurso, muitos de nós, educadores e educadoras, ainda não temos um portfólio pessoal. 

Em geral, portfólios são bastante utilizados na área da comunicação, como jornalistas, designers e publicitários. Para esses profissionais, o portfólio é tão importante quanto o currículo, pois, além de comprovar a experiência, demonstra sua habilidade em criar os produtos que farão parte do seu dia a dia.

No cotidiano educacional, nós também produzimos diversos materiais diariamente: planos de aula, sequências didáticas, atividades gamificadas, apresentações... A lista é quase infinita! E tudo isso pode fazer parte do seu portfólio. Ainda precisa de argumentos? Então continue lendo esse texto para ver 5 motivos para criar o seu portfólio profissional hoje mesmo!

1. Registrar seu desenvolvimento

Assim como para os estudantes, para nós o portfólio também é um instrumento para registrar nosso desenvolvimento, e perceber o quanto aprendemos e evoluímos ao longo dos anos. E isso é, sem dúvida, uma fonte de motivação.

2. Organizar seus materiais

Ao criar um portfólio, você pode segmentá-lo por tipos de materiais, como planos de aula, textos didáticos, jogos, etc. Desta forma, conseguirá localizá-los com mais facilidade para reutilizar, se necessário.

3. Apresentar evidências

Tenho certeza que, em algum momento do ano letivo, você foi abordado por um gestor solicitando alguma evidência de atividade ou projeto realizado por você com a sua turma, certo? Se você mantém um portfólio atualizado, esse resgate se torna muito mais simples, e você poupa tempo procurando recursos em pastas perdidas em seu dispositivo.

4. Quantificar e planejar

Ao selecionar os materiais que vão compor seu portfólio, você poderá quantificar suas produções por tipos e, assim, saberá se precisa investir na diversificação dos seus materiais. Desta forma, otimizará sua organização e produtividade.

5. Visibilidade profissional

Certamente você já ouviu a máxima de que "quem não é visto, não é lembrado". Manter um portfólio sempre atualizado e organizado, que possa ser compartilhado com outras pessoas, garante que o trabalho que você realiza  de forma tão cuidadosa e competente seja visto e valorizado por mais pessoas (seja dentro da instituição em que você se encontra ou um possível contratante). 

#DICABÔNUS

Um ótimo recurso Google para criar um portfólio profissional é o Google Sites. Você pode criar páginas diferentes para cada categoria de recurso, inserir links para suas produções do Drive, ou para ferramentas externas, e criar um link compartilhável com o público que desejar. Além disso, pode utilizar um encurtador de links (como o bit.ly ou gg.gg) para personalizar o link e divulgar em todas as suas redes. 

1. Imagem disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/computador-laptop-prateado-ao-lado-do-smartphone-branco-na-mesa-de-madeira-marrom-69432/. Acesso em 24 Ago. 2023.

Comentários

  1. Excelente Mari!!! Eu utilizo o Google Sites para o meu portfólio e me ajuda muito com relação a facilidade de atualização. Parabéns pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela abordagem !! Muito pertinente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário